Como identificar boas oportunidades de investimento a partir dos cenários político e econômico foi o principal tema debatido na reunião do programa FIEMG Jovem. Juliano Custódio, sócio e CEO da EQI Investimentos, falou para líderes empresariais sobre temas que impactam direta e diretamente os negócios, como elevação e redução de juros e decisões políticas. O encontro foi realizado nessa terça-feira (20/6), na sede da Federação, em Belo Horizonte.
Custódio relembrou a sua trajetória profissional, desde quando deixou um cargo público no setor financeiro até a abertura da empresa que dirige, e mostrou de que forma circunstâncias macroeconômicas, inclusive fora do Brasil, influenciaram as suas decisões. Para o empresário, é importante que o empreendedor observe os movimentos do mercado interno e os principais do exterior para decisões sobre investimentos, abertura de negócios, contratações, tomada de crédito, compra de ações e outras.
Atrelada à economia, está a política, frisou o palestrante, que discorreu sobre como essas duas áreas se comunicam diretamente e, juntas, devem ser observadas pelo empresariado antes de realizar escolhas no mundo dos negócios, sobretudo as de longo prazo.
Arcabouço fiscal proposto pelo Ministério da Fazenda, valor do dólar sobre o real e a taxa Selic foram alguns temas tratados pelo empresário. “Nos últimos anos, o empresário brasileiro passou a ficar mais à política e à economia e, com isso, foi apreendendo que elas são muito importantes e condicionam algumas decisões do cotidiano”, observou.
Além da palestra, Custódio considera que o encontro promovido pelo FIEMG Jovem foi importante pela troca de ideias e experiências. O presidente do programa, Matheus Pedrosa, disse que reunião fomentou um olhar criterioso dos jovens empresários sobre os cenários que impactam os negócios.
Durante o evento houve ainda apresentação do pitch empresarial da Planer Bros Kids, fabricante de brinquedos e móveis infantis.
Rafael Passos
Imprensa FIEMG