De 14 a 16 de agosto, indústrias de cerâmica vermelha da região do Pontal do Triângulo e Alto Paranaíba, associadas ao SINCOTAP, participaram do 51º Encontro Nacional da Indústria de Cerâmica Vermelha, no Expominas, em Belo Horizonte.
A maior feira nacional do setor de cerâmica vermelha foi realizada pela ANICER, com apoio do SINCOTAP, SINDICER, ACEMC, ANFAMEC, e co-realização da FIEMG, SESI, SENAI, além de parceria com a CEMIG, Governo de Minas e SEBRAE.
As indústrias de cerâmica vermelha da região do Pontal do Triângulo e Alto Paranaíba participaram ativamente do evento com estandes na feira, realizando negócios, vendas e exposição de produtos, serviços, máquinas e equipamentos do setor cerâmico, além de visitas técnicas.
A abertura do evento contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o presidente da FIEMG, Flávio Roscoe; o presidente da ANICER, Waldyr Moraes; o vice-presidente do SINCOTAP, Mário Jacob Yunes Júnior; o presidente do SINDICER, Ralph Perrupato; o Diretor de Micro e Pequenas Empresas do Governo de Minas, Marco Gaspar; o Diretor do SEBRAE, Douglas Cabido; a Diretora Executiva da ANFAMEC, Márcia Sales; e o presidente da ACEMC, Fernando Cussin, entre outros.
Destaques do 51º Encontro Nacional da Indústria de Cerâmica Vermelha incluíram uma palestra com o geólogo e consultor das indústrias de cerâmica do Pontal e Alto Paranaíba, Paulo Victor, e o analista de projetos para a indústria do IEL, Pedro Casasanta. Casasanta apresentou diversos projetos e ações realizados pelo programa FIEMG Competitiva em parceria com o SINCOTAP, como o Projeto Indústria 4.0, o Projeto de Exportação para os EUA com apoio do Centro Internacional de Negócios, a identificação de novos mercados na América Latina, além da implementação de projetos de compras coletivas e gestão da qualidade – Lean.
Segundo o vice-presidente do SINCOTAP, Mário Júnior, o evento foi um sucesso de público e uma grande oportunidade para networking e troca de experiências. “Acredito que este foi o pontapé inicial para uma nova etapa no setor cerâmico, com mais diálogos, mais alinhamentos entre os setores para enfrentar os desafios do mercado. As novas normas de telhas padrão estão por vir, e as expectativas para 2025 são as melhores possíveis”, afirmou Mário Júnior.
Para o presidente da ACEMC e diretor da Cerâmica Carmelitana, Fernando Cussin, a participação na feira foi extremamente produtiva, com reuniões importantes sobre normas, regulamentações e, principalmente, o futuro do setor. O evento proporcionou muito aprendizado e grandes oportunidades de negócios para o setor.
Confira as indústrias da região do Pontal e Alto Paranaíba que participaram do 51º Encontro:
Cerâmica Maracá; Cerâmica Drummond; Cerâmica Tijucana; Laboratório de Ensaios de Monte Carmelo – LEMC; Resimc Indústria de Resinas Monte Carmelo; Inovageo Consultoria; Cerâmica Artplan; Cerâmica Carmelitana; Cerâmica Minas; Cerâmica Transcor; Cerâmica Topgres; Cerâmica Mecasa e Cerâmica Ituiutaba.
Dina Gonçalves
Imprensa FIEMG