O Centro de Inovação e Tecnologia do SENAI Minas Gerais – CIT SENAI – teve quatro projetos aprovados na chamada Aliança Industrial do Programa Mover 2024, voltado para o desenvolvimento de soluções aplicadas para o setor automotivo. O resultado foi divulgado em 30 de setembro.
“Esse resultado reforça o compromisso do CIT SENAI, SENAI e FIEMG com o desenvolvimento da indústria mineira e nacional”, destaca o gerente de Inovação e Tecnologia do CIT SENAI, José Luciano de Assis Pereira. As quatro propostas aprovadas representam cerca de 46% do recurso disponível na chamada, que chega a R$34,2 milhões, e devem ser concluídas em até dois anos.
Conforme o gerente, por meio de parcerias estratégicas, o CIT promove soluções inovadoras e sustentáveis, desempenhando um papel fundamental na Inovação do setor automotivo nacional. “Temos uma tradição sólida com o Rota 2030 e o CIT SENAI é um dos maiores executores de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação da categoria ROTA 2030 Aliança Industrial e continuamos como protagonistas na nova chamada Aliança Industrial do Programa Mover”, salienta.
Todos os projetos aprovados têm um caráter relevante de descarbonização, o que reforça a atuação Centro CIT SENAI de Descarbonização Industrial, e serão executados pelo Instituto SENAI de Inovação (ISI) em Engenharia de Superfícies.
As propostas aprovadas são as seguintes:
Metodologia de envelhecimento de catalisadores em único teste. Empresas: Stellantis, BASF e Newon. Objetivo: aumentar a durabilidade de catalisadores automotivos.
Democen Hybrid: metodologia para estudo da temperatura em motores híbridos – Empresas: Stellantis, WEG, Marelli. Objetivo: otimizar o desempenho térmico de motores híbridos.
Reviste – Revestimento para reduzir consumo de gás no processo de pintura. Empresas: Hyundai, Stellantis, CT Indústria e Comércio, Keratech e Nchemi.
Objetivo: reduzir o consumo de gás em pinturas automotivas.
Tecnologia de aquecimento do ar de admissão e do etanol. Empresas: Stellantis, Marelli e Thermal Management Solutions.
Objetivo: aumentar a eficiência do uso de etanol em motores.
Criado pelo governo federal por meio da Lei n° 14.905/2024, o Mover tem como um dos seus objetivos acelerar a inovação no setor automotivo, com foco em descarbonização, eficiência energética e soluções tecnológicas que modernizam a indústria brasileira. A chamada Aliança Industrial do programa envolve uma ou mais empresas proponentes, um Instituto SENAI de Inovação (ISI) obrigatoriamente e pode incluir ainda startups, outras instituições de ciência e tecnologia ou universidades.|
Imprensa FIEMG