Com o apoio da FIEMG, a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira traz ao Brasil, na próxima semana, um grupo de doze importadores estrangeiros que buscam alimentos nacionais. Representantes da Arábia Saudita, Catar, Emirados Árabes Unidos, Egito, Jordânia, Kuwait, Líbano, Malásia, Omã e Tunísia participarão da missão para ampliar o portfólio com produtos brasileiros.
A missão, que começa na segunda-feira (5) na sede da Câmara, em São Paulo, inclui palestras e rodadas de negócios com 44 empresas brasileiras, envolvendo representantes de Minas Gerais, Paraná e Goiás. O objetivo é estimular novos negócios e fortalecer relações comerciais.
Entre os dias 8 e 9 de agosto, a comitiva irá visitar, em Belo Horizonte, empresas do setor de alimentos e bebidas. A FIEMG tem participado da organização da agenda dos empresários no Estado mineiro. Além disso, os interesses dos importadores e fornecedores foram pré-mapeados pela Câmara para otimizar as negociações. Fernanda Baltazar, diretora de relações institucionais da entidade, destacou a inclusão de organizações lideradas por mulheres, com apoio logístico e financeiro para facilitar a participação.
A visita faz parte do Projeto Halal do Brasil, uma iniciativa da Câmara e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) para promover a exportação de produtos brasileiros aos países islâmicos. O projeto incentiva a certificação halal, necessária para atender às exigências desses mercados.
Em 2022, o Brasil exportou US$ 23,41 bilhões em alimentos para países da região, consolidando-se como o maior fornecedor de alimentos dos 57 países de maioria muçulmana com assento na Organização para Cooperação Islâmica (OCI).
Daniel Medeiros – Comunicação Câmara de Comércio Árabe-Brasileira / Imprensa FIEMG