Teve início nesta quinta-feira (19) mais uma edição do Encontro Nacional de Automação 2023. O evento, resultado de uma parceria entre a FIEMG e a Gerdau, é considerado o maior encontro de automação industrial do Brasil.
Até sexta-feira (20), cerca de 100 empresas nacionais e internacionais participarão do evento, realizado no Minascentro, em Belo Horizonte. Serão dois dias de palestras com importantes nomes ligados à tecnologia e indústria 4.0.
O ENA tem o objetivo de estimular, incentivar e apoiar a troca de conhecimento, gerar oportunidades de negócios e apresentar as principais tecnologias do mercado de automação industrial, robótica, segurança cibernética, TI e inteligência artificial.
Durante a abertura do encontro, Gustavo Macena, superintendente do Instituto Euvaldo Lodi e presidente do P7 Criativo, ressaltou que o ENA 2023 é uma oportunidade de alavancar ‘’a produtividade e a competitividade da indústria mineira, por meio de parcerias com as principais empresas e fornecedoras do mercado’’. Ele também destacou que através do desenvolvimento do setor produtivo e da geração de emprego e renda, toda a sociedade será beneficiada. Macena anunciou ainda que o FIEMG Lab, hub de inovação aberta da Federação, liderou o ranking TOP Ecossistemas 2023 na categoria Sistema S, Entidades Públicas, Sindicais e Patronais. O resultado final foi divulgado nessa quarta-feira (18).
Já o diretor corporativo industrial da Gerdau, Maurício Metz, lembrou que um dos grandes objetivos do ENA 2023 é promover oportunidades de negócios entre as empresas participantes, a fim de ampliar a automação industrial em todo o país.
Palestras e painéis temáticos
Ao longo da manhã desta quinta-feira, foram realizadas dezenas de palestras simultâneas, que foram divididas em dois auditórios. Representantes da Accenture, AWS, ABB, Aquarius e GE, Vallourec, IHM Stefanini, Gerdau UOB e Vale mediaram painéis temáticos sobre ESG, Rede 4G/5G, tecnologias de monitoramento, arquitetura industrial de dados, sistemas de otimização de malhas, etc.
O ENA 2023 é uma realização da FIEMG, com correalização da Gerdau; tem patrocínio master da Accenture e IHM Stefanini; patrocínio ouro da ABB, AWS, Danieli do Brasil e Deloitte; patrocínio prata da AVEVA, Aquarius e GE, Dimensional, Enacon, Pepperl+Fuchs, Radix, Schneider, Siemens, Simatec, TCS e Westecon; e conta com o apoio do SENAI.
Clique aqui e confira mais fotos da abertura do ENA 2023.
Caio Tárcia
Imprensa FIEMG