A FIEMG promoveu, nesta sexta-feira (29), a reunião do Conselho de Relações do Trabalho e Gestão Estratégica de Pessoas, que reuniu gestores, especialistas e representantes do setor para debater o futuro das indústrias mineiras.
A abertura foi feita por Áureo Calçado, presidente do Conselho. “Temos como missão ser agente de mudanças, estimulando a construção de um ambiente industrial competitivo e sustentável. Isso passa pela gestão estratégica de pessoas, pela modernização constante e pela promoção da segurança jurídica nas relações de trabalho’’, afirmou.
O gerente de Saúde e Segurança da FIEMG, Guilherme Sena, apresentou um panorama sobre as Normas Regulamentadoras (NRs), destacando revisões em andamento e pontos de atenção para as empresas. Segundo ele, “os programas de gerenciamento de riscos precisarão contemplar também os fatores psicossociais. É necessário que as indústrias se preparem desde já para esse cenário.”
Na sequência, a coordenadora de ações trabalhistas da FIEMG, Flávia Santoro, abordou as atualizações judiciais recentes, como o cancelamento de orientações jurisprudenciais e julgamentos de recursos repetitivos no Tribunal Superior do Trabalho (TST). “A Justiça do Trabalho tem revisitado temas importantes, o que reforça a necessidade de acompanhamento constante. Cada vez mais, as empresas precisarão demonstrar especificidades de seus casos para evitar interpretações generalizadas’’, disse.
Em outro momento, a advogada trabalhista da FIEMG, Carolina Monteiro, apresentou as atualizações legislativas em debate, entre elas a discussão sobre jornada de trabalho. “Estamos entrando em uma nova fase de debates, que envolvem parlamentares, especialistas, trabalhadores e o setor produtivo. É fundamental que a indústria apresente estudos técnicos e econômicos sobre os impactos de cada proposta’’, destacou.
Finalizando a reunião, a advogada Luciana Charbel apresentou a pauta da 2ª Conferência Nacional do Trabalho, organizada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, que será realizada em 2026, após etapas estaduais previstas ainda para este ano. “A conferência reunirá governo, empregadores e trabalhadores para debater políticas públicas voltadas ao emprego e ao trabalho decente frente às novas transformações tecnológicas, ambientais e demográficas. As propostas aprovadas serão consideradas pelo governo na formulação de políticas e iniciativas legislativas’’, lembrou. Ela reforçou ainda que, em Minas Gerais, a etapa estadual ocorrerá em novembro.
Clique aqui e confira mais fotos da reunião.
Fernanda Borges
Imprensa FIEMG