http://www7.fiemg.com.br
Empresários ligados à construção civil, advogados e gestores públicos participaram nesta terça-feira (4) de mais uma reunião do Conselho de Infraestrutura da FIEMG. O encontro, realizado na sede da Federação, em Belo Horizonte, deu continuidade às discussões promovidas pelo grupo de trabalho com o objetivo de atrair novos investimentos em infraestrutura para Minas Gerais.
Emir Cadar Filho, presidente do colegiado, destacou, na abertura do encontro, as ações desenvolvidas pelo Conselho em 2023. Ele também aproveitou a oportunidade para apresentar os novos membros que farão parte do grupo de trabalho a partir deste mês.
Em seguida, Bruno Baeta, vice-presidente do Sindicato da Indústria da Construção Pesada no Estado de Minas Gerais (Sicepot-MG), apresentou os detalhes sobre a Nova Lei de Licitações (14.133/21). De acordo com ele, a legislação traz avanços significativos, com foco na entrega de obras públicas que não foram finalizadas. Segundo o empresário, atualmente, 41% das intervenções financiadas com recursos federais no país estão paralisadas, o que, na avalição dele, tem relação com a insegurança jurídica gerada pela subjetividade das outras leis que tratam sobre o assunto. Para Emir Cadar Filho, a nova legislação de licitações reduz o caráter interpretativo da lei, reduzindo burocracias e trazendo um maior equilíbrio econômico-financeiro.
No fim da reunião, o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG), Rodrigo Tavares, detalhou o planejamento do órgão em relação à projeção de investimentos rodoviários no Estado. O gestor lembrou da necessidade de novos investimentos para recuperar e construir novas rodovias em Minas, a fim de reduzir os custos com transporte e diminuir o número de acidentes.
Clique aqui e confira mais fotos do encontro.
Caio Tárcia
Imprensa FIEMG