O curso Fassa-SENAI de Qualificação em Mestre de Obras teve início em 19 de agosto, com uma turma de 25 pessoas. As aulas acontecem na unidade SENAI Paulo de Tarso, em Belo Horizonte, e a maioria dos alunos já trabalha na construção civil e busca aprimoramento profissional.
Inteiramente gratuito, o curso tem duração de quatro meses e as atividades ocorrem de segunda a sexta-feira, das 18h30 às 22h30. Houve mais de 60 inscrições para as 25 vagas disponíveis. “Precisamos investir em mão de obra qualificada para que a construção acompanhe as mudanças tecnológicas que estão revolucionando o setor”, destaca o diretor financeiro e de relações institucionais da Fassa, Ivan Aliberti.
Para o presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, o curso é uma ação importante do SENAI e da Fassa na qualificação dos trabalhadores da construção, além de contribuir para o desenvolvimento e a sustentabilidade do setor em Minas Gerais. “O SENAI tem competência comprovada na formação profissional e tecnológica e o curso amplia ainda mais sua capacidade de atender às demandas da indústria da construção civil”, diz.
Alguns alunos começaram na construção ainda adolescentes, inspirados nos pais ou familiares, enquanto outros têm a construção com uma alternativa de trabalho. “O curso é uma oportunidade que eu não podia perder”, diz José Hilton de Jesus Santana, de 52 anos, que hoje é feitor depois de começar na área há três anos. Antes, ele trabalhava como metalúrgico. “A empresa onde eu estava fechou as portas. Comecei então como pedreiro, avancei na profissão e, hoje, quero seguir na área”.
Rafael Passos
Imprensa FIEMG