“A Transição energética e a Descarbonização – Oportunidades para a indústria” foi debatida durante painel realizado no dia 12 de abril durante o Imersão Indústria. O evento, que é uma realização da FIEMG, SESI e SENAI, está sendo realizado no Minascentro, em Belo Horizonte.
Durante o painel, Alexandre Xavier, diretor de Engenharia da FPT Industrial para a América Latina, Patrícia Santana, gerente Vallourec® New Energies, e Heidy Silva Julio, gerente de Comercialização e Operações de Mercado da (Re)energisa, compartilharam com o público suas experiências e expectativas sobre o tema.
Hidrogênio comprimido – Patrícia Santana, gerente Vallourec, explicou que a empresa gera mais de 16 mil empregados, operando em mais de 20 países, 40 unidades de produção e três centros de P&D localizados no Brasil França e EUA. Como solução de descarbonização criou o projeto “Byvalouree”, que oferece hidrogênio comprimido armazenado em tubos. “Flexível e modular se adapta às necessidades do cliente e atende a projetos verticais de subsolo com profundidade de até 100 metros”, esclareceu.
Biometano – Alexandre Xavier, diretor de Engenharia da FPT Industrial para a América Latina, esclareceu que a FPT Industrial é uma das oito marcas do Iveco Group e está presente na América do Norte, América do Sul, Europa, África. “Acreditamos no potencial de descarbonização do setor de transporte com a utilização do biometano”, afirmou.
A estratégia de descarbonização da empresa é baseada em dois pilares – o investimento em motores de combustão interna e no posicionamento como fornecedores de soluções de emissão zero. “Nossa meta é ser pioneira em inovação e tecnologia disruptiva”. Oferece três soluções para a questão da descarbonização: Battery Electric, solução ZE para explorar o hidrogénio como futuro vetor de energia com base em diferentes abordagens: conversão de ICE em H2 ou FCEV 2E, solução de longo prazo para aplicações pesadas e de alta demanda de energia, a Hybrid, que oferece diferentes soluções de hibridização para todos os requisitos de aplicações: redução de CO2, maior produtividade, eletrificação de auxiliares, e a Hydrogen, solução de emissão zero em diferentes aplicações: principalmente para equipamentos de baixa demanda energética/baixa mobilidade, com recente extensão para aplicações HD On Road.
Energia solar – “Acompanhar as novas tendências e trazer contribuição para o processo de descarbonização”, esta é uma das missões da (Re)energisa, contou Heidy Silva Julio, gerente de Comercialização e Operações de Mercado da empresa. A companhia é pioneira na geração de energia solar, por meio de fazendas solares. “É uma energia limpa e sustentável para o planeta e a baixo custo se comparado ao fornecimento tradicional”.
Também pontuou a importância do mercado livre de energia. “que promove um ambiente de comprar e venda de energia elétrica. Os consumidores podem escolher o fornecedor e negociar preço, prazo, volume e forma de pagamento diretamente com as geradoras ou comercializadoras”, explicou. Também oferece o I-REC Certificado de energia renovável, emitido pela empresa, e que demonstra como a empresa está contribuindo para as metas de sustentabilidade.
O Imersão Indústria é realizado pela FIEMG, pelo SESI e pelo SENAI, com patrocínio máster da Gerdau, Vale, Gasmig, Cemig, Codemge, CNI e ArcelorMittal. O patrocínio ouro é da Herculano Mineração, Sicoob Credfiemg e Sicoob Credminas, Barbosa Mello e Caixa Econômica Federal. O patrocínio prata é da Bemisa, Localiza Gestão de Frotas, Vallourec e IVECO Group. O apoio máster é do Sebrae e apoio da RMMG, Mason Holdings, JMendes, Pfizer, (Re)energisa, Una, IEL e CIEMG.
Denise Lucas
Imprensa FIEMG