Presença internacional do 31º Minas Trend, a designer italiana Susanna Testa reuniu um público seleto na Casa Fiat de Cultura, na noite desta quinta, 18 de abril, com a palestra “Desafios Contemporâneos da Moda Italiana: Sustentabilidade e Revolução Digital”. O conteúdo integrou a programação paralela e totalmente gratuita do Minas Trend e foi realizada em parceria com o Consulado da Itália em Belo Horizonte.
Doutora em Design e professora dos cursos de bacharelado e mestrado da Escola de Design – Politécnico de Milão, Susanna Testa apresentou o DNA da moda italiana, que, segundo ela, caracteriza-se por ligações indissociáveis com o patrimônio artesanal, a inovação e a criatividade – em alegoria ao Homem Vitruviano de Leonardo Da Vinci. “Essa ideia de centralismo do homem é típica do nosso design, que tem como o objetivo criar experiências focadas no consumidor, a partir de uma direção sistêmica, da base familiar das empresas e da produção de itens que o mundo reconhece como tento um ideal de beleza”, explicou ela.
A especialista também abordou a resposta dos designers e conglomerados de moda frente aos atuais desafios, como uma realidade cada vez mais fragmentada e a emergência da sustentabilidade ambiental e da responsabilidade social, trazendo diversos exemplos práticos do prêt-à-porter italiano. “A moda na Itália se destaca, sobretudo, pela alta qualidade industrial, diferenciando-se da cultura francesa, mais voltada para a alta-costura. Grandes brands como Versace e Armani incorporam na dimensão criativa a gestão da produção e da distribuição, uma capacidade de exportar para o mundo todo”, afirma.
Autora do livro “FashionTech: equipamento corporal, tecnologias digitais e interação”, Susanna afirmou que o design deve encontrar novas formas para se expressar, não apenas nos aspectos estéticos, mas no significado, nos símbolos e na história que conta. Por fim, ainda pontou que as evoluções tecnológicas, a exemplo da realidade virtual e da inteligência artificial, estão abrindo novos horizontes para a produção, o design e a distribuição no sistema de moda italiano.
Dentre as iniciativas pioneiras apresentadas, destaque para os trabalhos do designer Giovanni Corvaja, realizado com fios de ouro. “São peças estilísticas, com material de espessura cinco vezes inferior a de um fio de cabelo. Uma única pulseira conta com aproximadamente 1,2 milhão de fios de ouro, que, se enfileirados, teriam o comprimento total de mais de 1 quilômetros”, descreve Susanna. Outro ponto alto são as joias artesanais em papel do designer milanês Verde Alfieri. “Ele trata o papel como se fosse um material realmente raro e precioso.”
A palestra de Susanna Testa contou com a presença da cônsul da Itália em Belo Horizonte, Nicoletta Gomiero. Em sua fala de abertura, ela declarou que “assim como na moda mineira, a moda italiana vai ao encontro da inovação e da tecnologia, um encontro que não pode faltar nos tempos atuais, associado à capacidade constante de adaptar um produto às necessidades e aos gostos de um público diversificado e sofisticado”.
Esta edição do Minas Trend é uma realização do SESI, do SENAI e da FIEMG, com apoio máster do Sebrae Minas, patrocínio da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH), da Codemge, do Senac (Sistema Fecomércio) e da Bling e conta com apoio do Jornal Estado de Minas, UNA, IEL-MG e Consulado da Itália.