Em reunião nesta quarta-feira (15/10) com a embaixadora do Brasil junto à UNESCO, Paula Alves de Souza, na França, o presidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), Flávio Roscoe, pleiteou o reconhecimento da Estrada Real como patrimônio do Estado. “Levantei o tema e levarei ao presidente do Instituto Estrada Real para que possamos elaborar um projeto para tentarmos o reconhecimento do caminho como paisagem mundial”, destacou.
Ainda durante a reunião, Roscoe e a comitiva do governo de Minas, liderada pelo governador Romeu Zema, trataram de processos culturais e naturais de Minas já reconhecidos e outros projetos que ainda possam vir a ser listados como patrimônios. Além disso, discutiram possíveis ações voltadas à valorização do turismo sustentável na Serra do Espinhaço. “Minas é um estado que permite o turismo em todas as suas vertentes”, ressaltou Roscoe.
Visita à Lactalis
A segunda visita do dia foi a Lactalis, empresa francesa com presença em Minas Gerais através da Itambé e outras marcas. Fundado na França em 1933, o grupo é líder global na produção de lácteos e ocupa a 10ª posição entre os maiores grupos agroalimentares do mundo. “O grupo Lactalis tem um cronograma de investimentos em Minas de quase R$ 1 bilhão de reais já feitos desde a aquisição da Itambé e outras empresas no Estado, dentre outros aportes que estão por vir”, destacou o presidente da FIEMG. A diretora da Lactalis foi convidada a fazer uma visita à Minas.
A Lactalis está em 51 países, com mais de 220 unidades e 85 mil colaboradores, e atua com marcas internacionais como Président, Parmalat, Galbani, Lactel, entre outras, além de marca nacionais e regionais como Batavo, Elegê, Poços de Caldas, Boa Nata, Da Matta, Balkis, Cotochés e DoBom. Presente no Brasil desde 2013, é atualmente a maior empresa de lácteos do país e possui sete unidades industriais em Minas Gerais, incluindo as da subsidiária Itambé Alimentos Ltda.
O grupo tem sete unidades industriais no estado, e emprega mais de 700 pessoas nas cidades de Guanhães, Pará de Minas, Sete Lagoas, Sabará, Pouso Alto, Antônio Carlos, Contagem e Uberlândia.
Agenda na Sanofi
Para finalizar o dia em Paris, a delegação do governo de Minas também visitou a Sanofi, empresa farmacêutica francesa presente no Brasil há mais de 100 anos e que desenvolve medicamentos e vacinas. “A reunião trouxe várias perspectivas para Minas. A Sanofi já abriu um centro de distribuição estratégico em Extrema, Sul de Minas, e estão estudando outras possibilidades no estado”. O espaço de 8 mil metros quadrados, desenvolvido em parceria com a DHL Supply Chain, faz parte de um plano de investimentos de R$ 333 milhões em Minas Gerais até 2032.
A Missão à Europa é uma iniciativa do governo de Minas que conta com a participação da FIEMG. Liderada pelo governador Romeu Zema, a missão conta ainda com as presenças da secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mila Batista; do secretário adjunto de Casa Civil, Frederico Papatella; do presidente da Invest Minas, Rodrigo Tavares; do diretor de Atração de Investimentos da Invest Minas, Ronaldo Barquette.
Marina Rigueira e Thaís Mota, com Agência Minas
Imprensa FIEMG