Após dois dias de capacitações empresariais, a delegação de empresários brasileiros em missão à China se dividiu em três grupos para fazerem algumas visitas técnicas a indústrias chinesas na última quarta-feira (6/11).
As visitas aconteceram à Huawei, considerada uma das líderes globais de tecnologia de soluções de informação da indústria e das comunicações (TIC); à Didi, empresa que presta serviços na área de tecnologia e transporte privado por meio de um aplicativo para smartphone das plataformas Android, iOS e Samsung Galaxy Apps na China; e à Boton Wuxi, empresa focada na pesquisa e desenvolvimento de produtos de tecnologia não tripulada para veículos de mineração a céu aberto.
“Nós fizemos uma visita à Boton, uma empresa de produção de correia transportadora, que tem vários processos integrando tecnologia e produtividade. Eu creio que foi de suma importância para o nosso crescimento profissional, para que a gente possa aplicar isso em nossas empresas no Brasil. Então, saio daqui com um misto de dever de casa cumprido e um sentimento que eu levo é que temos muito a fazer no Brasil e muito a contribuir com a nossa indústria”, disse Keuller Boy, da AWI Service, empresa mineira de inspeção industrial.
Já Alexandre Luís Martins de Oliveira, da empresa SoftGreen Tecnologia, sediada no interior de São Paulo, acompanhou a visita técnica à Huawei e à Didi, e destacou a importância da agenda e da missão à China como um todo. “Considerando que a China é hoje referência e o centro da tecnologia do mundo, nada mais importante do que estar aqui marcando presença para que a gente possa identificar oportunidades e como isso pode também contribuir para os negócios no Brasil”, destacou.
Ele contou ainda que é a segunda vez que participa de uma missão da FIEMG à China, e relatou alguns dos resultados obtidos para sua empresa. “Participei na primeira missão organizada pela FIEMG, em 2018, e, na ocasião, nós conseguimos fechar nosso primeiro negócio na China, o que permitiu que a gente criasse, a partir disso, um grande relacionamento. E nosso objetivo agora é aumentar nosso nível de internacionalização, capacitando nossos colaboradores e fazendo com que outras pessoas possam passar por essa imersão e experiência completamente diferenciada”, disse.
CIIE
Ainda na quarta-feira, o presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, visitou a China International Import Expo (CIIE), considerada a maior feira de importação do país, onde participou da inauguração dos estandes da Apex-Brasil e da mineradora Vale na feira.
A Missão China está sendo articulada pela FIEMG, no âmbito do convênio da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), Apex-Brasil e Rede CIN.
Leia também:
Thaís Mota
Imprensa FIEMG