O Projeto OlimPA 2024 chegou ao fim com um evento de encerramento realizado em Pouso Alegre, no dia 29 de novembro. Ao longo do ano, a iniciativa integrou ações socioambientais e esportivas, unindo seis empresas da região em prol da sustentabilidade e da responsabilidade social. Promovido pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e SESI-MG, em parceria com a FIEMG Regional Sul e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD), o OlimPA se destacou como um modelo inovador de alinhamento entre práticas ESG, esporte e engajamento comunitário.
O evento de encerramento contou com premiação, entrega de troféus e o reconhecimento das empresas participantes com o Selo Sustentabilidade Aliança Ambiental, que valoriza iniciativas de impacto positivo. A empresa ACG foi a grande campeã do OlimPA 2024, recebendo o Troféu Sustentabilidade 2024. Participaram também do projeto as empresas Adient, Magnera, Prática, Unilever e XCMG, todas reconhecidas pelo comprometimento com as atividades ao longo do ano.
Durante o evento, o presidente da FIEMG Regional Sul, Rodrigo Costa Batista, ressaltou o impacto da iniciativa. “O OlimPA é um exemplo concreto de como a indústria pode ser protagonista na construção de um futuro sustentável. Parabenizo todas as empresas pelo compromisso com as práticas sustentáveis e agradeço aos nossos parceiros, como IEL e SESI, que fortalecem nossa missão de promover desenvolvimento humano e transformação social. Que este legado inspire novas ações e consolide o Sul de Minas como referência em inovação e sustentabilidade’’, disse.
O OlimPA 2024 foi estruturado em quatro etapas principais que integraram esporte, preservação ambiental e ações em escolas locais: caminhada ecológica, legado socioambiental, pedal com plantio e canoagem ecológica.
Fernando Eric Teixeira, diretor de operações da ACG Brasil, destaca o legado positivo do projeto. “Estamos orgulhosos de celebrar a primeira Olimpíada de Sustentabilidade de Pouso Alegre. Mais do que uma competição, foi um movimento que uniu esforços por um futuro ‘’, afirmou. ‘’Cada participante e ação contribuiu para um legado que perdurará e inspirará mudanças positivas’’, concluiu.
Além disso, as seis empresas participantes também aderiram ao programa Aliança Ambiental Estratégica, iniciativa criada pelo IEL/MG e pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD).
Caio Tárcia
Imprensa FIEMG