A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) promoveu, nesta segunda-feira (9), o workshop “Tecnologias Suíças e Oportunidades de Financiamento para uma Mineração Sustentável e Eficiente”. O evento, organizado em parceria com o Consulado-Geral da Suíça e o Swiss Business Hub Brazil, foi realizado na sede da Federação, em Belo Horizonte, e reuniu líderes empresariais dos dois países.
Alexandre Mello, presidente do conselho de Relações Internacionais da FIEMG, lembrou das grandes oportunidades comerciais existentes entre Brasil e Suíça. De acordo com ele, é fundamental que o poder público e as organizações privadas do país ‘’invistam em novas parcerias, a fim de alavancar o setor mineral e gerar, com isso, novos empregos em diversas regiões’’.
Em 2023, a Suíça ocupou a 41ª posição no ranking das exportações brasileiras, com 0,4% de participação, e o 21º lugar no de importações, com 1,1%. Luiz Fernando Nanô, especialista de infraestrutura do Consulado-Geral da Suíça, ressaltou que os principais produtos exportados pelo Brasil para o país europeu são pedras preciosas, equipamentos mecânicos, açúcares e produtos de confeitaria, enquanto itens farmacêuticos, químicos orgânicos, máquinas e combustíveis minerais são os maiores destaques na lista das importações.
Em seguida, Astrid Boller, cônsul honorária da Suíça em Belo Horizonte, afirmou que, atualmente, ‘’o país europeu é uma das nações que mais investe em inovação, tecnologia e sustentabilidade’’, e, portanto, ‘’tem interesse em estreitar os laços com o Brasil’’. Na sequência, o vice-presidente da Agência Suíça de Crédito à Exportação (SERV), Armando Goes, e a diretora de exportação e finanças do Banco LBBW, Maytê Anjos, apresentaram alternativas de financiamento para empresas brasileiras que desejam investir no setor minerário ao lado de parceiros suíços.
Representantes de instituições suíças de destaque também participaram do encontro. A ANYBotics apresentou soluções robóticas para automatização de inspeções industriais, visando aumentar a eficiência e segurança nas operações. A Geobrugg detalhou sistemas de proteção com arames de aço de alta resistência, utilizados globalmente para proteger infraestruturas industriais.
A Hexagon Geosystems, especialista em medição geoespacial, destacou o uso de sensores avançados para topografia e mineração, enquanto a Lemo expôs soluções em conectores e cabos, com forte presença no mercado brasileiro. Por fim, a empresa Rossi apresentou tecnologias em redutores de engrenagens e motores elétricos, com aplicações em diversas indústrias, incluindo mineração. Após o workshop, o público participou de um momento de networking.
Clique aqui e confira mais fotos do evento.
Caio Tárcia
Imprensa FIEMG