No dia 25 de outubro, o Imersão Indústria contou uma discussão essencial para o setor: “ESG e Inovação: como garantir maior competitividade nas empresas”. A conversa contou com a expertise de Rodrigo Carazolli, gerente geral de Inovação do Açolab – ArcelorMittal, e Carlos Bork, gerente geral do Centro de Inovação e Tecnologia (CIT-SENAI). Luciene Araújo, gerente de responsabilidade social da FIEMG, mediou o debate. O evento foi realizado no Minascentro, em Belo Horizonte, entre os dias 23 e 26 de outubro.
Bork, introduziu o papel do CIT e seus institutos, alinhando-os às demandas crescentes de ESG no cenário empresarial. “Para inovar, uma agenda audaciosa com cooperação e parceria torna-se decisiva para os negócios”, afirmou. Ele salientou que a sustentabilidade, antes compreendida como um sistema integrado de meio ambiente, sociedade e economia, agora está encapsulada no termo ESG, refletindo uma perspectiva de negócios sobre esse sistema.
O gerente do CIT ainda trouxe à tona o “Centro de Descarbonização do CIT”, uma iniciativa da FIEMG, apresentada no evento. Um projeto robusto, com investimento de R$ 34 milhões, envolvendo projetos temáticos com os institutos de inovação e de tecnologia alocados do CIT. E finalizou sua participação sublinhando: “Inovação são pessoas usando tecnologia para avanços no mundo. ESG são as políticas, mas somos nós que garantimos a sustentabilidade do planeta”.
Carazolli, por sua vez, lançou luz sobre a relação simbiótica entre ESG e inovação. Descrevendo a ArcelorMittal, a maior produtora de aço global, ele discutiu sua meta de cortar emissões de CO2 em 25% até 2030. Segundo Carazolli, inovação e ESG são interdependentes: a inovação acelera práticas ESG, enquanto a diversidade inerente ao ESG potencializa a criatividade. Carazolli pontuou: “A ArcelorMittal visa ser uma boa empresa para o mundo, levando o ESG a sério”. E destacou a Arcelor como a primeira firma brasileira certificada pelo Responsible Steel.
Luciene Araújo finalizou a sessão reiterando a relevância do ESG para corporações. Citou a perspicaz observação da Laydyane G F, diretora executiva do Instituto Gaki, sobre a essência de um CNPJ: a combinação de inúmeros CPFs em ação.
Esta palestra solidificou a ideia de que, para empresas modernas, o caminho para a competitividade passa necessariamente pelo compromisso com a inovação e sustentabilidade.
O Imersão Indústria é realizado pela FIEMG, com o patrocínio master da Gerdau, Herculano Mineração, ArcelorMittal, Matrix Energia e Cedro Mineração. Usiminas, Sicoob Credifiemg, Sicoob Crediminas, Gasmig, Vale e Copasa são os patrocinadores ouro. BAT, Cemig, BEMISA, Shell, os patrocinadores prata. O apoio é da Unimed-BH, (Re) Energisa, J Mendes Mineração, CMU Energia, Rede 98, Itatiaia, Rede Minas, Rádio Inconfidência, UNA e Sebrae.
Ana Paula Motta
Imprensa FIEMG