No dia 26 de junho, o FIEMG Lab promoveu a segunda edição do Estação 4.0 em 2025, consolidando-se como um dos principais eventos de conexão entre startups e a indústria mineira. Realizado no P7 Criativo, em Belo Horizonte, o encontro reuniu mais de 100 inscritos, 20 indústrias e cerca de 50 startups, totalizando 29 novas mesas de conexão. O evento reforça o compromisso da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) com a inovação aberta como estratégia de transformação da economia e aumento da competitividade industrial.
A abertura foi conduzida por Mariana Yazbeck, gerente de inovação aberta do Instituto Euvaldo Lodi (IEL Minas), que destacou a relevância da colaboração para o desenvolvimento de soluções inovadoras. “Esperamos que as pessoas que participam da Estação possam estabelecer conexões. Acreditamos que não existe inovação sem colaboração”, afirmou.
Na sequência, Igor Espírito Santo, coordenador do FIEMG Lab, apresentou o hub de inovação, ressaltando os resultados alcançados ao longo de sete anos e a atuação das chamadas “Indústrias do Futuro”, que incluem Anglo American, CNH, Gerdau, Novo Nordisk e Vale.
A programação da manhã foi marcada por duas palestras com foco em tecnologias emergentes. O CEO da Evcomx, Rodrigo Dalla Vecchia, apresentou o tema “Fatores decisivos no processo de dados para soluções de alto impacto”, destacando a importância da confiabilidade na ciência de dados e das competências necessárias para potencializar seu uso no setor industrial.
Já o CEO da Smart How, Gabriel Gonçalves, conduziu a palestra “O novo funcionário da sua empresa não é humano”, trazendo exemplos práticos de aplicação da Inteligência Artificial no ambiente corporativo. O especialista propôs uma reflexão sobre os novos paradigmas do trabalho diante da crescente adoção de ferramentas inteligentes. “A Inteligência Artificial está transformando os setores industriais. No futuro, será preciso dividir as tarefas operacionais, administrativas e de suporte operacional para compreender melhor como utilizá-la nas empresas”, explicou.
Durante a tarde, as atividades seguiram com rodadas de negócios no formato de speed datings, aproximando as demandas reais das indústrias das soluções desenvolvidas pelas startups. A dinâmica reforçou o papel do FIEMG Lab como catalisador de oportunidades e inovação. Nos intervalos, os participantes puderam desfrutar de sorvetes da Gelak, indústria mineira parceira do evento.
Encerrando o dia de conexões e aprendizados, a Capapreta Cervejaria — também parceira do hub — recebeu os convidados para um momento de confraternização no restaurante da marca em Belo Horizonte, celebrando os resultados conquistados ao longo do evento.
Sobre o FIEMG Lab
O FIEMG Lab é uma iniciativa pioneira do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), vinculada à FIEMG, com o propósito de acelerar o futuro do setor industrial por meio da inovação aberta com startups. O hub atua como ponte entre empresas e empreendedores, fomentando soluções tecnológicas para os principais desafios do setor produtivo.
Indústrias presentes no Estação 4.0
Anglo American, Aperam South America, Cedro, CIMCOP, CNH Industrial, Fábrica de Tecidos Santa Margarida, Gerdau, Iveco, Jabil do Brasil, Labcor Laboratório, Mineração Vale Verde, Modularis Offsite Building, MRS Logística, Pif Paf Alimentos, RHI Magnesita, RIMA, Saletto, Stellantis, TMSA, Tsea Energia.Startups participantes
Ajna Tech, Appia, Axol Engenharia, Biolevel, Cemsa, Cermob, Checkbits, Closecare, Dunning, Eco.InPact, ESGscan, Eskive, EVCOMX, Futurai, Galpão Conceito, GeoFleet, Gedanken, Geeco, Global FLAI, Global Marquet, Go And Slay, Hedro, Hipermation, Implanta IT Solutions, Indicium, Indigo, Infinite Foundry, InspEasy, KIIRY Energia & Sustentabilidade, Mangue Tech, MEDME, Melvin, Mítikas, Mundo Game Experience, Nano Brasil, OpsFactor, QualityHub, S4 Suprimentos, Sirros IoT, SmartHow, SydleTCX, Creative Solutions S.A, Trashin, Tree Soluções ESG Integradas, UniSoma, Vent, XRLab Tecnologia, Waste Data.
Imprensa FIEMG