Se você é estudante do SESI e chegou a sua hora de fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), sabia que você pode contar com a escola pra pagar a taxa de inscrição? Neste ano, o Serviço Social da Indústria abriu a oportunidade de alunos do 3º ano do Ensino Médio, da Educação para Jovens Adultos e da Educação Básica Articulada com Educação Profissional (EBEP) de solicitar o reembolso da taxa à escola.
Dados do SESI de novembro de 2022 apontam que 84.140 estudantes da rede, de 26 estados e o Distrito Federal, estão aptos a fazer o Enem 2023. As inscrições vão de 5 a 16 de junho e as provas serão aplicadas em 5 e 12 de novembro.
Para conseguir o reembolso do SESI, o candidato deve se inscrever na prova por meio da Página do Participante e pagar a taxa de R$ 85 – o valor é o mesmo para o modelo digital e para a versão impressa. Na sequência, ele deve entregar a documentação na escola junto com alguns dados e depois é só aguardar.
Ah, um lembrete importante: alunos treineiros ou egressos não podem pedir o reembolso.
Porta de entrada para o ensino superior
O Enem é uma avaliação criada pelo Ministério da Educação (MEC) inicialmente para avaliar a qualidade de ensino do país. Hoje oferece aos estudantes a possibilidade de usarem a nota para programas de ingresso ao ensino superior como: o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para bolsas em universidades particulares, através do Programa Universidade para Todos (ProUni) ou para financiamento, por meio do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies).
O Sisu, por exemplo, tem inscrições semestrais para ingresso em universidades públicas do país. As provas do Enem são divididas por área de conhecimento: Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática, Linguagens e uma redação. Ao todo, são 90 questões, 45 no primeiro final de semana e mais 45 no seguinte.
Dúvidas: pode entrar em contato com a sua unidade SESI.
Com informações do Portal da Indústria.