A cidade de São João del-Rei deu um importante passo rumo ao fortalecimento da sua economia industrial com a inauguração da Casa da Indústria e da Delegacia Regional do SINAEES – Sindicato da Indústria de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos e Similares do Estado de Minas Gerais, em cerimônia realizada na tarde da sexta-feira, 18 de julho.
O novo espaço é a primeira Casa da Indústria inaugurada na área de atuação da FIEMG Regional Zona da Mata, e tem como missão aproximar ainda mais a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais do setor produtivo local, oferecendo suporte técnico, sindical e estratégico às empresas da região.
A mesa de honra contou com a presença do prefeito de São João del-Rei, Aurélio Suenes; do vice-presidente da FIEMG, Daniel Junqueira, representando o presidente Flávio Roscoe; da presidente da FIEMG Regional Zona da Mata, Mariângela Miranda Marcon; do presidente do SINAEES, Tasso Foresti Galhano; da secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Maristela Valadão; e do diretor financeiro da FIEMG e presidente do SILEMG – Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados do Estado de Minas Gerais, Guilherme Abrantes, como convidado especial.
Durante seu pronunciamento, o prefeito Aurélio Suenes destacou a relevância da parceria entre o setor público e as entidades industriais. “A Casa da Indústria representa uma conquista coletiva, fruto de trabalho sério, articulação e visão de futuro. A cidade está de portas abertas para o desenvolvimento”, afirmou.
Em vídeo exibido durante o evento, o presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, celebrou o momento: “São João de Oliveira é uma cidade com grande vocação industrial. A Casa da Indústria chega para apoiar não só os industriais, mas todo o ecossistema que gira em torno da indústria. Contem com a FIEMG.”
A presidente da FIEMG Regional Zona da Mata, Mariângela Marcon, também destacou o significado do momento. “A criação da Casa da Indústria é um marco para a valorização das indústrias locais. Esta é a primeira unidade da nossa Regional Zona da Mata, um espaço que promove escuta ativa, soluções e representatividade.”
Já o presidente do SINAEES, Tasso Foresti Galhano, valorizou o espírito do associativismo e fez questão de homenagear o ex-presidente do sindicato, Alexandre Magno, por idealizar o projeto. “Empreender no Brasil é desafiador. Mas quando unimos forças por meio do associativismo, conseguimos avançar com mais consistência. A Casa da Indústria e a Delegacia dos SINAEES representam essa abertura, esse canal direto com o ecossistema da FIEMG.”
O vice-presidente da FIEMG, Daniel Junqueira, destacou o impacto social da indústria nas cidades. “Onde tem indústria, tem progresso, salários melhores, infraestrutura, transformação no ambiente. Estamos dando um passo enorme aqui. São João del-Rei, que já foi protagonista na história da Estrada Real, agora também entra para o protagonismo industrial.”
Durante o evento, foi assinado um termo de cooperação técnica entre o prefeito Aurélio Suenes e o presidente do SINAEES, formalizando a instalação da Delegacia Regional do sindicato em São João del-Rei.
Em seguida, as autoridades realizaram o descerramento da placa oficial da nova unidade. A solenidade também contou com agradecimentos especiais aos patrocinadores AMG Brasil, Boston Metal Brasil e Sicredi Confiança, apoiadores da instalação da Casa da Indústria.
A nova sede já está em funcionamento e se propõe a ser um ponto de encontro entre empresários, sindicatos, poder público e agentes de inovação. A expectativa é de que a Casa da Indústria atue como referência na articulação de projetos, promoção de parcerias e formação de lideranças empreendedoras.
Denise Lucas
Imprensa FIEMG