“Espero que, em alguns anos, seminários como este sejam realizados em duas horas, não em dois dias, afirmou Flávio Roscoe, presidente da FIEMG, durante o Workshop Obrigações Legais Ambientais, dizendo que o formato extenso do evento se dá devido às inúmeras obrigações legais que devem ser cumpridas. “E eu acho que isso é possível, pois não precisamos de burocracia e de procedimentos complexos para preservar o meio ambiente”, ressaltou.
“O que precisamos é entender as normas e conscientizar a sociedade que a indústria já entendeu que ser ambientalmente sustentável é ser mais produtivo e eficiente”, afirmou, ressaltando que não é intenção do setor produtivo agir de maneira incorreta ou de forma prejudicial ao meio ambiente. “Estamos em constante evolução e chegamos em um patamar de conscientização que torna boa parte do arcabouço jurídico ultrapassado e excessivo”, reforçou Roscoe.
O evento está sendo realizado nos dias 5 e 6 de março, na sede da Federação mineira, em Belo Horizonte, e tem o objetivo de informar e instruir os industriais quanto ao cumprimento da legislação ambiental vigente no Estado e no país. A abertura do Workshop contou com as presenças de Leonardo Monteiro Rodrigues, secretário adjunto de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Governo de Minas Gerais (Semad), e Maria da Conceição Oliveira, chefe do Núcleo de Qualidade Ambiental do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). “Iniciativas como essas são importantes pois promovem uma aproximação entre o setor produtivo e o Ibama”, reforçou Oliveira.
Já o secretário adjunto destacou que cuidar do meio ambiente, atualmente, é uma questão de sobrevivência. “O mundo está dando sinais e quem não escutar esses sinais estará contribuindo para o fim do mundo. Precisamos caminhar, de mãos dadas, para termos o desenvolvimento econômico alinhado com o cuidado ambiental”, declarou Rodrigues.
Quem também marcou presença no evento foi Fausto Varela Cançado, presidente do Centro Industrial e Empresarial de Minas Gerais (CIEMG) e presidente do Sindicato da Indústria do Ferro no Estado de Minas Gerais (SINDIFER), que ressaltou que o as atividades industriais estão ligadas, de forma direta, ao meio ambiente. “Temos procurado, cada vez mais, aprimorar nossas práticas de proteção ambiental e ter acesso a informações qualificadas é essencial para que possamos atender à legislação de forma correta e ágil”, afirmou Cançado.
Já Marcelo da Fonseca, diretor geral do Instituto de Mineração de Gestão das Águas (IGAM), destacou que o Workshop “é um momento importante em que nós, representantes dos órgãos ambientais, temos a oportunidade de trazer, de forma detalhada, as Obrigações Legais e seus pontos de atenção”.
Uma programação rica e técnica – O Workshop Obrigações Legais Ambientais também tem o objetivo de promover o debate sobre os principais temas importantes para o setor produtivo e esclarece dúvidas sobre prazos para cadastro, registro e pagamentos de taxas obrigatórias.
E quem acompanhou o primeiro dia do Workshop Obrigações Legais Ambientais pôde aproveitar discussões de temas importantes para o setor produtivo, trazidos por especialistas da área do Meio Ambiente. Entre os assuntos debatidos estavam o Índice de Desempenho Ambiental do Licenciamento (IDAL), Reforma Administrativa da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD), Atualização sobre a utilização do sistema de licenciamento e Cadastro Técnico Federal de Atividades Potencialmente Poluidoras, dentre outros.
A realização do Workshop Obrigações Legais Ambientais é da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG) sendo que o encontro foi realizado de forma híbrida com transmissão para todo o estado de Minas Gerais.
Confira AQUI outras fotos do evento.
Denise Lucas
Imprensa FIEMG