Foi realizada nesta terça-feira (11/7) a solenidade de abertura da Feira de Calçados de Nova Serrana, a Fenova, o maior evento do setor de Minas Gerais e um dos mais representativos do país. Até quinta-feira, mais de 100 marcas vão apresentar tendências e coleções das estações primavera e verão 2023 para lojistas, representantes comerciais e importadores.
O presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, participou da cerimônia ao lado de autoridades e destacou a relevância de Nova Serrana na geração de emprego e renda. “Nova Serrana é um município acompanhado de perto por prefeitos que buscam entender o que acontece aqui e como pode ser replicado nas suas cidades. É um exemplo de desenvolvimento”, destacou.
O vice-presidente do Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Calçados de Nova Serrana (Sindinova), Pedro Gomes, presidente do Conselho da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Caetano Bianco Neto, presidente da FIEMG Regional Centro-Oeste, Eduardo Soares, gerente regional do SEBRAE, Leonardo Mol, e o prefeito de Nova Serrana, Euzébio Lago, parlamentares, lideranças estaduais e regionais, representantes de entidades de classe e empresários também participaram da solenidade,
Eduardo Soares falou sobre a relevância de Nova Serrana para a economia de Minas. “O Polo de Nova Serrana é essencial na construção de um cenário econômico pujante para todo o estado e o Sindinova é um grande facilitador desse cenário, promovendo a interação entre a indústria calçadista e compradores de todo o país, movimentando toda a cadeia produtiva da cidade e contribuindo para o crescimento da indústria mineira”, pontuou.
Apoio das entidades de classe
A mostra, que está em sua 27ª edição, tem o apoio da FIEMG, Sebrae-MG, prefeitura, Conselho Municipal de Turismo, Sicoob Credinova, Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do estado de Minas Gerais (FCDL) e Câmara de Dirigentes Lojistas de Nova Serrana (CDL). Representando o Sindinova, o empresário calçadista e vice-presidente do Sindicato, Pedro Gomes, citou o aumento das exportações do polo de Nova Serrana e a atuação das entidades de classe nesse movimento. “A nossa expansão só é possível graças a uma união de esforços. Agradecemos à FIEMG e ao SEBRAE, que sempre abraçam nossas iniciativas”.
“O trabalho do SEBRAE junto com a FIEMG e com o sindicato tem o objetivo de fortalecer esses elos econômicos comerciais. Esse ano vamos investir mais de R$ 1 milhão em Nova Serrana com recursos do SEBRAE e FIEMG, viabilizando ações de comercialização”, disse o gerente regional do SEBRAE-MG, Leonardo Mol. Já o prefeito Euzébio Lago parabenizou o Sindinova e reforçou a parceria da entidade sindical com o município na promoção do desenvolvimento socioeconômico de Nova Serrana.
Gracielle Castro
Imprensa FIEMG