A FIEMG reinaugurou a oficina de panificação na última quarta-feira (12/7). A solenidade de reinauguração aconteceu nas dependências do SENAI, em Governador Valadares, que vai ofertar cursos de qualificação profissional para o setor de panificação e confeitaria.
A oficina passou por uma revitalização para se adequar a Normas Regulamentadores e proporcionar maior segurança aos alunos. O presidente da Federação, Flávio Roscoe, destacou que os cursos trarão desenvolvimento para a cidade. “A formação de mão de obra e a preparação das pessoas para entrar no mercado de trabalho é fundamental. Uma economia que tem pessoas qualificadas tem uma melhor produtividade. Com isso ela cresce mais rápido do que outras que não tem. E ocupa o mercado, gera renda e emprego. Então formação e educação estão na base do desenvolvimento social”, afirmou. Roscoe disse também que a FIEMG investirá R$ 13 milhões na expansão do SESI em Valadares, ampliando o número de vagas.
Desafios
De acordo com o prefeito de Governador Valadares, André Merlo, mão de obra qualificada é um dos desafios da indústria local, especialmente devido à emigração. “A [emigração] é um caos social. A gente tem trabalhado para não exportar pessoas e nem conhecimento. A gente tem trabalhado desde 2017 nisso. Conseguimos incluir Valadares na área da Sudene e isso vai ser um grande incremento. Mas hoje já sentimos o contrário [no mercado de trabalho], que é a falta de pessoas qualificadas. Hoje nós temos empresas como a Wabtec Corporation, uma indústria de 130 anos americana [líder da indústria ferroviária], que comprou a Super Metal. Eu viajei com o gerente dela e ele mencionou que o maior desafio aqui é mão de obra qualificada”, disse.
Comemoração
Quem ficou extremamente feliz com a reinauguração da oficina foi o presidente da Regional Rio Doce da Federação, Marcos Lopes, que, aliás, também preside o Sindicato das Indústrias da Panificação e Confeitaria de Valadares (Sinpac-GV). “É um momento muito importante para nós da panificação. Precisamos agradecer muito à FIEMG, que compreendeu a necessidade de nossa escola. Fizemos uma pesquisa e realmente chegamos à conclusão de que precisávamos dessa escola, especialmente porque o setor de panificação, assim como vários outros, está carente de mão de obra especializada”, disse.
Empregos
De acordo com o superintendente regional do SESI e diretor regional do SENAI, Christiano Leal, o mercado de trabalho já aguarda os novos profissionais. “Sabemos que a indústria tem demonstrado uma falta de mão de obra qualificada nesse setor. E poder reinaugurar uma oficina, atendendo a uma demanda direta da indústria, faz parte do nosso DNA. Por isso fizemos esse investimento. Vamos colocar entre 20 e 25 alunos por turma, trabalhando em três turnos. Então a expectativa é ótima e o mercado vai absorver os que forem capacitados aqui com toda a certeza”, destacou.
Os interessados em se inscrever e participar dos cursos de panificação podem obter mais informações pelo telefone (33) 3272-4615. O SENAI fica na rua Leda Maria Mota Godinho, 120, bairro JK II.}
Com informações do jornal Diário do Rio Doce