O Conselho de Tecnologia e Inovação para a Indústria da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), se encontrou nesta quinta-feira, 20/3, na sede da entidade, em Belo Horizonte, para discutir temas de extrema relevância para os avanços do mercado tecnológico no estado.
O presidente do Conselho, Matheus Pedrosa, abriu o encontro dando boas-vindas aos novos membros, com destaque para Antônio Carlos Abbatepaolo, da Hotmart, e Gilberto Medeiros, da Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica (CTIT) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Projeto Come To Minas – Pedrosa apresentou a pauta da reunião e ressaltou a relevância do primeiro tema a ser debatido: o Projeto Come To Minas, do Governo do Estado. Segundo o líder do colegiado, o edital busca atrair empresas inovadoras para se estabelecerem em Minas Gerais. “O prazo de inscrição que se encerraria no início desse mês, foi prorrogado para maio. E isso é ótimo, porque é um edital de vital importância, que tem um impacto absurdo, que precisa ser bastante comunicado”, declarou.
O superintendente de Inovação Tecnológica da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Pedro Emboava Vaz, também destacou a prorrogação do edital do Come To Minas, que agora terá prazo para submissão de propostas até o dia 9 de maio de 2025.
“O programa disponibiliza R$ 20 milhões em recursos não reembolsáveis para empresas de todos os portes e setores, com o objetivo de incentivar a criação de Centros de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) ou novas unidades de negócio no estado”, explicou Pedro. “Queremos atrair empresas que já estejam em Minas Gerais e aquelas que desejam se instalar aqui, incluindo startups de base tecnológica”.
As propostas devem ser submetidas através do Sistema Everest, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). O edital pode ser acessado aqui.
O programa é uma parceria entre o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG), da Fapemig e da Invest Minas.
Projetos de Leis relacionados à tecnologia e inovação – A advogada de Relações Institucionais da FIEMG, Silvia Xavier, apresentou o segundo tema da pauta, discutindo os projetos de leis que envolvem tecnologia e inovação em tramitação e que poderão impactar o setor empresarial e industrial do estado. Detalhes específicos sobre as leis debatidas não foram divulgados durante a reunião.
Comunicação integrada – A gerente de Imprensa da FIEMG, Talita Boutros, apresentou o escopo de trabalho da Gerência de Imprensa da FIEMG e sugeriu como a área pode trabalhar de forma integrada com o Conselho para potencializar a comunicação institucional. “A gerência deixou de ser uma equipe que apenas produz conteúdo para o portal, para ser mais uma assessoria de imprensa e conversar com a sociedade através dos veículos de comunicação”, afirmou Talita.
Programa de empresas filhas das universidades – Por fim, Hudson Miranda, representante da Fabns, e Gilberto Medeiros, professor da CTIT/UFMG, apresentaram a proposta de implementação do programa de empresas filhas das universidades mineiras, cujo objetivo é incentivar e estruturar a criação de startups oriundas de projetos acadêmicos.
A reunião reforçou a importância da integração entre o setor produtivo, o governo e as universidades para o desenvolvimento da inovação em Minas Gerais.
Acesse aqui para ver as fotos da reunião.
Ana Paula Motta
Imprensa FIEMG