Nesta sexta-feira, 24/5, a sede da FIEMG em Belo Horizonte abriu as portas para o “I Simpósio Mineiro Compliance com Elas”, realizado em parceria com o Compliance Women Committee (CWC). Este evento pioneiro teve como objetivo promover networking e discutir as últimas tendências e desafios enfrentados pela comunidade de compliance, reunindo especialistas, líderes e profissionais da área para compartilhar experiências e conhecimentos.
“Trabalhar com integridade foi a melhor missão que eu já recebi na minha vida”, abriu Paulo Ribeiro, superintendente de Integridade da FIEMG, destacando a importância da área para o sucesso organizacional. “Qualquer organização que queira escapar do desafio de se tornar irrelevante no mercado, precisa ter no seu âmbito o valor da integridade, do compliance, da segurança e os instrumentos que esses valores trazem”, refletiu.
A economista especialista em compliance, governança e gestão de riscos e atual coordenadora regional do CWC, Misma de Paula, enfatizou o papel do colegiado na promoção da inclusão e do empoderamento feminino na área de compliance. “O CWC é um comitê de mulheres que tem por objetivo principal criar um espaço de networking para abraçar aquelas que desejam entrar no mercado de trabalho do compliance, além das que já atuam e também querem fomentar a profissão dentro do ambiente feminino”, explicou.
A também anfitriã, Aline Ribeiro, gerente de Integridade da FIEMG, ressaltou a predominância feminina na equipe de integridade da Federação mineira como um reflexo do fortalecimento das mulheres no setor. “Em nome da Gerência de Compliance da FIEMG e do CWC, só quero agradecer a presença de todos e de todas. Desejo que o conteúdo trazido seja útil e que a gente consiga estabelecer debates de altíssimo nível para além do evento”, concluiu.
Painéis ricos em insights – O simpósio foi estruturado em dois painéis principais. O primeiro painel, “Novas Tecnologias e Futuro do Compliance”, contou com a participação de Marcella Bueno e Thaiza Cançado, sob a mediação de Débora Baptista. Este painel trouxe insights sobre a aplicação de novas tecnologias no compliance, destacando a importância de se adaptar a orçamentos reduzidos enquanto se mantém a eficácia e a inovação no setor.
O segundo painel, mediado por Aline Rabelo, gerente de Integridade da FIEMG, abordou “Saúde Mental nas Organizações e o Papel do Compliance”, com a participação de Roberta Guasti e Raiane Valenzuela. Os debates se concentraram na relevância da saúde mental no ambiente corporativo e como o compliance pode contribuir para um ambiente de trabalho mais saudável e ético.
O I Simpósio Mineiro Compliance com Elas cumpriu seu objetivo de fortalecer a integridade corporativa e a ética no ambiente empresarial, promovendo o empoderamento feminino e a troca de conhecimentos entre profissionais de compliance em Minas Gerais.
Veja as fotos neste link.
Ana Paula Motta
Imprensa FIEMG