A Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG) vai integrar a missão oficial do governo de Minas à Europa. A partir deste sábado (11/10), o presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, participará da viagem à Bélgica, França e Itália, juntamente com o governador de Minas, Romeu Zema.
De acordo com o governo de Minas, o objetivo da missão internacional é atrair investimentos, buscar oportunidades de cooperação, consolidar relações bilaterais e conhecer novas estratégias para o desenvolvimento sustentável.
A agenda começa nesta segunda-feira (13/10), na Bélgica, 9º principal destino das exportações mineiras, onde a comitiva passa pela capital Bruxelas e pela Antuérpia. Junto do governador, Flávio Roscoe visitará o Porto de Antuérpia, localizado em Flandres, para uma vistoria ao local que recebe produtos mineiros.
Já na França, o presidente da FIEMG participará também junto à comitiva do governador de uma reunião com o Movimento dos Empresários Franceses (MEDEF), entidade que representa o setor produtivo do país. Haverá ainda uma visita à Vinci Highways, responsável pelo projeto de concessões da Rota dos Cristais, que liga Minas Gerais a Goiás, com investimentos de R$ 6,6 bilhões. Neste ano, a França aumentou as compras internacionais de Minas Gerais no primeiro semestre, em comparação com o mesmo período do ano passado.
Na Itália, os representantes do governo de Minas passam por Veneza, Roma e Milão, onde discutem parcerias estratégicas, participam de encontros empresariais e ações para ampliar a presença internacional do estado. Desde 2019, Minas é o estado brasileiro que mais exporta para a Itália.
Marina Rigueira e Taís Mota
Imprensa FIEMG com informações da Agência Minas