Nesta terça-feira, 21 de novembro, na sede da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), foi realizada a penúltima reunião de 2023 do FIEMG Jovem. Este encontro, que acontece quinzenalmente, reuniu membros para discutir as principais pautas do ano e as expectativas para a nova gestão de 2024.
Matheus Pedrosa, presidente do FIEMG Jovem, refletiu sobre os feitos de sua gestão, ressaltando um futuro promissor. “Temos a expectativa de que mais membros estejam engajados nos próximos anos, muito pelo trabalho que realizamos e o crescimento que tivemos”, disse Pedrosa. Ele também compartilhou a visão de expansão para o programa, que atualmente conta com 135 membros ativos de diferentes segmentos econômicos, esperando dobrar esse número em 2024.
Um destaque da reunião foi a palestra sobre “inovação humanizada”, ministrada por Luma Favarini, cofundadora da AI Robots e consultora de inovação corporativa. Luma abordou a relevância de discutir os temores relacionados à tecnologia e a substituição humana por inteligência artificial, enfatizando a importância de humanizar a tecnologia.
“Esse evento é importante para que os jovens industriais abram suas mentes para a inovação dentro da indústria, para a interação do homem com a máquina e a tecnologia. É um ambiente que fomenta o sucesso industrial, o networking, os conhecimentos na área de tecnologia e onde as pessoas estão atentas tanto aos negócios, quanto às tecnologias para esse universo”, explicou Luma.
Neste contexto, o encontro evidenciou o compromisso do FIEMG Jovem com o desenvolvimento de lideranças inovadoras no cenário industrial, promovendo conhecimento e habilidades em tecnologia avançada e preparando os jovens para os desafios da indústria moderna. A reunião ressaltou a importância da inteligência emocional e da colaboração humana no contexto da inovação tecnológica, especialmente considerando as transformações trazidas pelas indústrias 4.0 e 5.0.
Ana Paula Motta
Imprensa FIEMG