Pelo segundo ano consecutivo, o FIEMG Lab – hub de inovação aberta para a indústria da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) – conquistou o primeiro lugar na premiação da 100 Open Startups, na categoria Ecossistema, tanto a nível nacional quanto regional. A solenidade de premiação aconteceu na noite de quinta-feira (17/10) no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro.
A premiação foi recebida pelo presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, que destacou o orgulho do trabalho desenvolvido pelo FIEMG Lab. “Sem inovação não há futuro, então gostaria de parabenizar todos os organizadores pelo evento e dizer que as startups – que têm contribuído muito para o desenvolvimento do nosso país – têm um futuro ainda mais brilhante. E nós, enquanto instituições, e eu aqui representando a FIEMG, faremos tudo aquilo que pudermos para aumentar a produtividade da nossa economia e dar mais destaque ainda ao ecossistema de inovação aberta”, disse ao subir ao palco.
“Esse prêmio é considerado o principal reconhecimento da inovação aberta brasileira, que posiciona nacionalmente as principais entidades, empresas e startups brasileiras que fazem inovação aberta. Não é um prêmio que aponta apenas conexões, mas sobretudo resultados efetivos de negócios entre corporações e startups e o reconhecimento demonstra a importância do FIEMG Lab na promoção da inovação na indústria mineira e nacional”, destacou a gerente de Inovação Aberta do FIEMG Lab, Mariana Yazbeck.
Além da FIEMG, todas as Indústrias do Futuro, aquelas que ajudam a manter o FIEMG Lab, também foram reconhecidas no top 10 das suas categorias setoriais. AngloAmerican, Gerdau, Novo Nordisk, Stellantis e Vale figuraram todas no ranking geral das 100 melhores corporações para Inovação Aberta no Brasil. Além disso, entre as 20 empresas brasileiras mais bem posicionadas nacionalmente, 6 delas são mineiras.
A 100 Open Startups lista e reconhece as corporações líderes em inovação aberta e as startups mais atraentes para o mercado corporativo, além dos agentes do ecossistema que mais contribuem para a expansão da prática. A premiação destaca ainda as corporações e agentes do ecossistema, investidores e executivos que mais contribuíram com o desenvolvimento de crescimento de startups. Em sua 9ª edição, o ranking conta atualmente com 7 mil corporações e 13 mil startups participantes, tornando-se o maior ranking corporativo da América Latina.
FIEMG Lab
Criado em 2017 como um hub de inovação aberta para a indústria, o FIEMG Lab ganhou no ano passado o prêmio de melhor ecossistema de inovação aberta entre as organizações do Sistema S, entidades públicas, sindicais e patronais do Brasil pelo Ranking 100 Open Startups.
Além disso, desde sua criação, o FIEMG Lab já desenvolveu mais de 300 startups com soluções para a indústria, mais de 45 desafios de inovação aberta lançados, mais de 5.400 encontros de negócios entre indústrias e startups, mais de 100 milhões de reais em novos negócios gerados entre startups do FIEMG Lab e a Indústria, mais de 120 provas de conceito realizadas e mais de 2.600 profissionais desenvolvidos.
Thaís Mota
Imprensa FIEMG