A Copasa oficializou, nesta segunda-feira (6/10), sua entrada no ecossistema do FIEMG Lab, hub de inovação aberta da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG). A parceria foi assinada durante encontro realizado no P7 Criativo, em Belo Horizonte, e insere a companhia de saneamento mineira ao grupo de Indústrias do Futuro, madrinhas do hub, que conecta grandes empresas a startups e ambientes de inovação para gerar soluções ágeis e de alto impacto.
Com a iniciativa, a Copasa busca intensificar a adoção de práticas inovadoras em seus processos e serviços, fortalecendo a competitividade, a sustentabilidade e o relacionamento com a população mineira. O acordo abre espaço para trocas de conhecimento, desenvolvimento de novas tecnologias e aproximação com atores estratégicos do ecossistema de inovação.
O presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, destacou o simbolismo e a relevância da adesão da companhia ao FIEMG Lab. “Para nós, é um imenso prazer ver uma empresa estatal adotando essa prática de interface com a inovação. Inovar em um ambiente público é desafiador e exige coragem para enfrentar estruturas já estabelecidas. A Copasa demonstra visão ao buscar novas formas de fazer, enfrentando barreiras e abrindo caminho para soluções que beneficiam toda a sociedade. Essa parceria é um grande acerto de gestão e certamente trará resultados expressivos não só para a empresa, mas para Minas Gerais como um todo”, afirmou.
Já o presidente da Copasa, Fernando Passalio, ressaltou que a adesão ao FIEMG Lab marca um passo decisivo na trajetória de inovação da companhia. “A Copasa passa a integrar um seleto grupo de empresas que acreditam na inovação como motor de transformação. O setor de saneamento vive um momento único: é o único segmento da economia com a obrigação de crescer por lei, e a inovação será o caminho para cumprir esse desafio. E temos desafios e oportunidades em áreas como atendimento ao cliente, automação de processos, telemetria, reúso de água e geração de energia a partir do lodo, temas que exigem tecnologia e novas parcerias”, afirmou.
Entre os próximos passos da parceria, que tem duração de 18 meses, estão previstas ações de capacitação em inovação, acesso à comunidade Impulso FIEMG Lab, com centenas de startups disponíveis para codesenvolver soluções, além do lançamento de desafios de inovação aberta pelo Programa Challenge FIEMG Lab. Também serão desenvolvidas provas de conceito (PoCs) em parceria com startups e realizados benchmarkings nacionais e internacionais para incorporar boas práticas ao setor de saneamento.
Com o movimento, a Copasa passa a ser a 6ª Indústria do Futuro e se posiciona como protagonista no avanço da inovação em serviços essenciais, ao mesmo tempo em que o FIEMG Lab amplia sua rede de conexões e fortalece sua missão de impulsionar a inovação aberta como fonte de soluções para a indústria.
FIEMG Lab
Criado em 2017 pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL), o FIEMG Lab consolidou-se como referência em inovação aberta no Brasil, sendo eleito por dois anos consecutivos (2023 e 2024) Top 1 Nacional Ecossistema (Sistema S, Entidades Públicas, Sindicais e Patronais), pelo Ranking 100 Open Startups.
Desde sua fundação, o hub já desenvolveu mais de 300 startups, lançou mais de 45 desafios de inovação aberta, promoveu 5.400 encontros de negócios, movimentou mais de R$ 100 milhões em novos negócios entre startups e a indústria, viabilizou mais de 120 provas de conceito e capacitou mais de 2.600 profissionais.
Copasa Hub
A parceria da Copasa com o FIEMG Lab reforça a busca da Companhia por soluções disruptivas para a área de saneamento. Lançado em 2024, o programa de inovação aberta Copasa Hub promove a publicação de editais, voltados à comunidade empreendedora, abordando desafios enfrentados pela empresa.
Por meio desse programa, a Copasa amplia sua interação com o ecossistema empreendedor e fomenta soluções inovadoras, resultando em benefícios diretos para a população, como a melhoria na prestação dos serviços.
Desde o lançamento do hub, a Copasa já lançou sete desafios públicos. Dois desafios se encontram em andamento: soluções para a gestão de faturas de energia, na fase de pitches; e treinamentos imersivos, com inscrições abertas até 13 de outubro.
Veja mais fotos do evento que selou a parceria entre Copasa e FIEMG Lab, clicando aqui
Thaís Mota
Imprensa FIEMG