O embaixador do Chipre no Brasil, Vasilios Philippou, esteve na sede da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) na última terça-feira (4/06). Ele foi recebido pelo presidente da instituição, Flávio Roscoe, e pela gerente do Centro Internacional de Negócios (CIN), Rebecca Macedo.
O objetivo do encontro foi estreitar a parceria entre o Chipre e a FIEMG visando a ampliação das relações bilaterais entre o país e a indústria mineira. Além da Federação, o embaixador também vai se reunir com o governador Romeu Zema nesta quarta-feira (5/06).
Nesse sentido, eles trataram de algumas oportunidades de investimentos em Minas e no Brasil e o presidente da FIEMG destacou a matriz energética renovável brasileira como um diferencial, especialmente em um contexto de mudanças climáticas e onde todo o mundo debate soluções para um planeta mais sustentável. Inclusive, mencionaram a tragédia das chuvas no Rio Grande do Sul e seus impactos para a infraestrutura do Estado, para a indústria, para o PIB brasileiro e, principalmente para a população. O embaixador também falou sobre a atuação da Invest Chipre, a Agência Cipriota de Promoção do Investimento.
Ainda durante a reunião, Flávio Roscoe apresentou a estrutura da FIEMG, bem como falou sobre os desafios da indústria mineira e apresentou ao embaixador cipriano alguns dos números e resultados do SENAI na formação de mão de obra profissional qualificada. “Hoje temos um desafio muito grande no Estado que é a falta de mão de obra para a indústria. Nesse sentido, o SENAI tem feito um grande trabalho para formar e garantir essa mão de obra e temos tido retorno. Atualmente, 86% dos egressos do SENAI estão na indústria, sendo que apenas 14% seguem para outras carreiras”, disse Roscoe.
Relações bilaterais Minas – Chipre
As relações comerciais entre Minas Gerais e Chipre atualmente se baseiam quase que exclusivamente na exportação do café mineiro ao país, que no ano passado somou US$1,7 milhão. No entanto, o Estado importou, em 2023, US$200 mil em aparelhos de comunicação e radiofrequência e óleos refinados e desperdícios de petróleo e minerais betuminosos.
A República do Chipre é um país insular pertencente à União Europeia e economia baseada em serviços e turismo. Já em relação ao setor produtivo, o país se destaca pela produção de leite, batata, leite de ovelha e de cabra, carne de porco, frango, trigo, cevada, uvas e azeitonas. Já a indústria se destaca pela indústria de transformação de alimentos e bebidas, cimento e gesso, reparação e renovação naval, têxteis, produtos químicos leves, produtos metálicos, madeira, papel, pedra e argila.
Veja mais fotos da visita aqui
Thaís Mota
Imprensa FIEMG