Conceitos como mudança, autorresponsabilidade, ética, trabalho, inteligência emocional e felicidade foram destaques no treinamento anual sobre o Código de Conduta, Ética e Integridade da Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). O evento foi desenvolvido pela FIEMG Regional Zona da Mata e montado e acordo com as necessidades da companhia. Os participantes são trabalhadores da empresa, que foram divididos em turmas nos dias 10, 11 e 12 de julho. O curso aconteceu no auditório da FIEMG, se apresentando como uma ótima oportunidade para promover reflexões importantes voltadas para a conduta no ambiente de trabalho, também válidas para a vida.
A apresentação dos temas ficou a cargo do psicólogo e terapeuta organizacional Bedsen Rocha, responsável pela condução do treinamento. Um dos assuntos discutidos foi a definição de trabalho. “É aquilo que te tira de um lugar e te leva a outro, é muito mais do que uma remuneração, é identidade. Não é o destino e, sim, o caminho que você escolhe”, disse ele, que destacou a importância da ética e da autorresponsabilidade nesse contexto.
No caso da ética, o instrutor ressaltou que “é ter muito mais do que empatia, é ter simpatia. É a soma de valores e princípios que usamos para guiar nossa conduta.” Já a autorresponsabilidade, segundo Bedsen, diz respeito a uma mudança de comportamento. “É passar um crivo nos sentimentos, deixando de ser auto culpáveis, para investir na ação e usar os recursos, como a criatividade e os relacionamentos, da melhor forma. Afinal ninguém perde por ser bom”, concluiu.
O presidente do Comitê de Ética e Integridade da Cesama, gerente de Tecnologia e Inovação, Celito Luz, reforçou porque é tão importante discutir esses dois conceitos. “Autorresponsabilidade e ética estão diretamente ligadas à forma como nos posicionamos em uma tomada de decisão e, para isso, é necessário ter uma base”, explicou. Segundo ele, o treinamento tem, justamente, essa função, “mostrando quando é minha responsabilidade e quando é do outro.”
Presente no primeiro dia do treinamento, o operador de estação da companhia, José Luís Ribeiro, concorda. “Acho muito interessante esse tipo de evento porque mostra muitas coisas que nós temos ou somos, mas não colocamos em prática. Ao mesmo tempo, a presença de todos os empregados é uma oportunidade para assumirmos a responsabilidade e promover uma mudança em conjunto, uns ajudando os outros.”
A participante Priscila Bastos, assessora de Riscos e Controle Interno, ressaltou que foi maravilhosa a abordagem que o instrutor Bedsen deu ao tema. “Gostei muito e só ouvi comentários positivos. Ele fugiu da mesmice de ficar citando artigos e códigos do documento e conseguiu prender a atenção dos empregados”, disse. Já a coordenadora de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas, Grazielle Vital, comentou que os participantes gostaram bastante, elogiaram muito e agradeceu a parceria da FIEMG em mais este ano de trabalho conjunto.
De acordo com Gilmar Peixoto, analista de Relações da FIEMG Regional ZM, foi realizada uma reunião o Comitê da Cesama para saber o que eles queriam, o que esperavam. “A partir dessas definições, partimos para a escolha do consultor, formatação do curso e estruturação do conteúdo. Conseguimos fazer esta construção pelo segundo ano consecutivo, oferecendo à Cesama um treinamento eficiente, prático e motivante. Além disso, disponibilizamos também toda a estrutura física e serviço de alimentação necessários”, disse.
Graciele Vianna
Imprensa FIEMG