A FIEMG Regional Zona da Mata promoveu, nos dias 24 e 25 de setembro, o treinamento “eSocial SST – Atualização das Normas de Segurança e Saúde no Trabalho (SST)”, que teve como foco apresentar as novidades trazidas pela Portaria MTE nº 1.131/2025. Com carga horária de 8 horas, o curso foi direcionado a engenheiros, médicos e enfermeiros do trabalho, higienistas ocupacionais, técnicos e tecnólogos em segurança do trabalho, fisioterapeutas, ergonomistas, consultores da área de SST, além de profissionais de DP e RH, em nível intermediário.
A capacitação foi realizada de forma online e ao vivo, e conduzida pelo professor e advogado Rodrigo Dolabela, especialista em Direito Trabalhista, Direito Previdenciário e Segurança e Saúde no Trabalho. Dolabela é sócio-diretor da RFD Cursos e Treinamentos e tem atuação reconhecida por sua experiência como palestrante e consultor. Também é autor de artigos jurídicos que servem de referência para o Tribunal Superior do Trabalho (TST). Durante as aulas, ele abordou temas como LTCAT, PPP eletrônico, Decreto 3048/99 e os eventos de SST no eSocial (S-2210, S-2220, S-2221 e S-2240), além de oferecer uma visão abrangente da legislação aplicada à SST, incluindo as normas regulamentadoras NR-1 (PGR), NR-4 (SESMT), NR-5 (CIPA), NR-6 (EPI’s), NR-7, NR-9, NR-15 e NR-16.
Segundo Rodrigo Dolabela, o treinamento versou sobre alterações recentes nos arquivos de Segurança do Trabalho dentro do eSocial. “Tratamos de vários assuntos voltados para a segurança, como CAT, PPP, LT-CAT, PCMSO, e ao final do curso também discutimos a questão da saúde mental e as alterações relacionadas ao DNA. Foi um conteúdo amplo e prático, alinhado às principais demandas atuais das empresas”, destacou.
O analista de Relações Empresariais da FIEMG Regional ZM, Gilmar Peixoto, ressaltou os resultados positivos da iniciativa. “Mesmo sendo um tema que já faz parte da rotina das empresas, percebemos que, ao longo do treinamento, muitas questões até então não totalmente esclarecidas pelos gestores vêm à tona. Posso afirmar que os participantes saíram mais preparados para aplicar corretamente as obrigações no sistema, com mais segurança e clareza sobre os processos. Muitos relataram que as orientações práticas ajudaram a reduzir dúvidas e riscos de erros no envio das informações, o que impacta diretamente na conformidade da gestão de saúde e segurança do trabalho. Esse retorno confirma que estamos cumprindo nosso papel de apoiar o setor produtivo com capacitação de qualidade e resultados concretos”, avaliou.
Com material didático e certificação digital incluídos, o treinamento reforçou o compromisso da FIEMG Regional Zona da Mata em oferecer soluções que auxiliem as empresas a se manterem atualizadas frente às exigências legais, garantindo maior eficiência e segurança na gestão de SST.
.
Graciele Vianna
Imprensa FIEMG