A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) sediou, nessa segunda-feira (29), o lançamento do ”Simplifica”, programa da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) que implementa uma série de medidas para modernizar e facilitar o processo de ligação de empreendimentos imobiliários aos sistemas de água e esgoto da companhia. Dentre as medidas, a desburocratização e redução de prazos para agilizar etapas operacionais, revisar normas e promover uma comunicação mais clara com os empreendedores.
Por meio do Simplifica, os checklists utilizados na análise de projetos foram revisados e estão mais enxutos. Dos 376 itens originais, o programa reduziu para 109. A queda mais expressiva foi no processo de análise de projetos de água, que saiu de 132 itens para 32.
Além disso, 49 processos foram eliminados e 218 otimizados, priorizando clareza, concisão, objetividade e padronização. Frases ambíguas e exigências redundantes foram retiradas, e novos critérios eliminam a repetição de exigências já atendidas em análises anteriores.
O presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, destacou a relevância da iniciativa para o setor produtivo mineiro e para a população. “Para termos mais empreendimentos e mais lotes regulares, é essencial desburocratizar. Isso é bom para a população, porque a baixa oferta de lotes eleva os preços ou estimula a irregularidade. E o lote irregular vira um problema: quem compra não tem escritura, constrói e depois não consegue vender. Por isso, é fundamental avançarmos nesse sentido”, afirmou Roscoe.
“O Simplifica foi criado para transformar a relação da Copasa com o setor de loteamentos, um setor altamente promissor em Minas Gerais, que gera milhares de empregos e é estratégico para o crescimento ordenado das cidades. Essa interlocução, que historicamente foi muito burocrática, agora será mais ágil, transparente e mais eficiente”, destacou o presidente da Copasa, Fernando Passalio.
Segundo ele, a simplificação dos checklists foi guiada por critérios de clareza, concisão e objetividade, eliminando ambiguidades e priorizando frases diretas e focadas em ações concretas. O conteúdo também passou por padronização, com uso consistente de termos e estrutura de frases, além de uma organização lógica e sequencial, agrupando as informações por etapas do processo para facilitar a compreensão e o uso prático.
O presidente da Aelo Minas, Flávio Guerra, que presidiu a reunião, também reforçou que o setor necessita de regras claras. “Independentemente de quais sejam essas regras, é fundamental que estejam bem definidas. E a celeridade tem um efeito prático direto: o mutuário final, o cidadão, vai poder receber seu lote mais rápido, com ligações de água e esgoto mais eficientes. A Copasa também ganha, podendo ampliar sua cobertura e atender com mais agilidade”, reforçou.
Também participaram do encontro o vice-presidente da FIEMG e presidente do Conselho de Infraestrutura da entidade, Emir Cadar; o presidente do SINDUSCON-MG, Raphael Lafetá; a presidente da CMI-SECOVI-MG, Cássia Ximenes; o diretor de Loteamento do SINDUSCON-MG e também diretor da ALEO-MG, Gustavo Amorim; e o diretor de Concessionárias do SINDUSCON-MG, Francisco Júnior.
Redução de prazos e digitalização
Entre os avanços mais expressivos está a redução de prazos em etapas-chave:
- A emissão da Diretriz Técnica Básica (DTB) e a análise de projetos passaram de 240 para 130 dias;
- O termo de acordo e o plano de trabalho foram unificados, com trâmite único, reduzindo o prazo de 60 para 30 dias;
- Inspeções de materiais e equipamentos agora ocorrem em até 12 dias, e são realizadas de forma totalmente digital via Interliga.
Além disso, ainda em 2025, a companhia planeja a realização de workshops internos e externos, reestruturação de relatórios, revisão de normas técnicas e acompanhamento intensivo dos indicadores de desempenho via Power BI.
Transformação operacional em curso
A iniciativa faz parte de uma iniciativa maior de definição do modelo operacional da Diretoria de Operações (DOP). Estão previstas alterações significativas, como:
- Redefinição de papéis e responsabilidades com dono de ponta a ponta do processo;
- Novos níveis de serviço por etapa, com prazos definidos para cada ação;
- Atualização do Portal Interliga e do material informativo aos empreendedores, refletindo as mudanças processuais.
Transparência e ressarcimento
Em consonância com a Lei 14.026/2020, a Copasa também estruturou um processo claro para ressarcimento de empreendedores que executarem obras de infraestrutura de água e esgoto. O reembolso será realizado após a conclusão do processo de doação e emissão do Termo de Recebimento de Obras (TRO), com base em critérios técnicos e valores atualizados registrados no SAP.
Novo portal
O novo Portal do Empreendedor (empreendedor.copasa.com.br) passa a ser o principal canal de relacionamento, reunindo todas as informações sobre processos, normas, checklists, manuais e prazos. O site é mais intuitivo e preparado para atender tanto os empreendedores quanto as equipes internas da Copasa.
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Imprensa FIEMG/Comunicação Copasa