Empresários e líderes sindicais participaram, nesta sexta-feira (25), de mais uma reunião promovida pelo Conselho de Relações do Trabalho e Gestão Estratégica de Pessoas da FIEMG. Em pauta, questões relacionadas à formação de talentos no setor produtivo.
Durante a abertura do encontro, Áureo Calçado, presidente do colegiado, lembrou do propósito do grupo de trabalho. ‘’Buscamos ser um agente de mudanças para a geração de um ambiente industrial competitivo e sustentável, por meio da gestão estratégica de pessoas e formação de novos profissionais capacitados’’, afirmou. Luciana Charbel, advogada trabalhista da FIEMG e secretária executiva do Conselho, também participou da reunião.
Em seguida, Janaine de Souza, analista de Treinamento e Desenvolvimento da Federação, apresentou o projeto ‘’Talento Futuro’’, programa de trainee lançado pela entidade neste ano. Segundo ela, a iniciativa tem como objetivo ‘’fortalecer a cultura de alta performance e alavancar o crescimento da indústria, além de atrair talentos e formar profissionais estratégicos’’. Ao todo, o programa ofertou 20 vagas para recém-formados de áreas vinculadas ao ambiente de negócios.
Na sequência, a assessora de Educação da FIEMG, Maria Conceição Caldeira, detalhou os principais pontos do ‘’Projeto Recriar’’, que busca viabilizar estratégias para formação e retenção de profissionais na indústria. De acordo com ela, o programa, idealizado pelo presidente da Federação, Flávio Roscoe, visa ‘’aproximar as escolas SESI e SENAI das indústrias de todo o Estado, a fim de recriar a percepção e impulsionar novas oportunidades, parcerias e negócios’’. Através da iniciativa, as ‘’indústrias madrinhas’’ auxiliam os alunos por meio de bolsas de estudos integrais, livros didáticos e uniformes escolares, além de ações complementares. Como contrapartida, as empresas terão direito de nomear espaços nas escolas, como salas de aulas e laboratórios, e expor a marca em toda a comunidade SESI e SENAI/DR-MG.
Por fim, a advogada trabalhista da FIEMG, Carolina Monteiro, atualizou a tramitação de projetos legislativos relativos à licença paternidade, adicional de penosidade, demissão arbitrária ou sem justa causa e incentivo ao emprego para benefícios de programas sociais.
Clique aqui e confira mais fotos da reunião.
Caio Tárcia
Imprensa FIEMG