A cidade de Ubá foi palco, no dia 10 de julho, do Fórum de Educação – Regional Zona da Mata, promovido pelo SESI MG. O evento, realizado no espaço Del Fiori Gastronomia, reuniu prefeitos, vice-prefeitos, secretários e gestores públicos de 24 municípios da região, além de lideranças da indústria e da FIEMG, SESI e SENAI. O objetivo foi apresentar as soluções educacionais desenvolvidas pela Rede SESI e promover parcerias que fortaleçam a qualidade da educação pública municipal.
Participaram do encontro os prefeitos de Guiricema, Itamarati de Minas Silverânia, Teixeiras e Visconde do Rio Branco; os vice-prefeitos de Guidoval, Rio Pomba e Santana de Cataguases, além de secretários de Educação dos demais municípios participantes. A presidente da FIEMG Regional Zona da Mata e do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Juiz de Fora e Governador Valadares (Sindivest JF-GV), Mariângela Miranda Marcon, realizou a abertura do evento, destacando a importância do diálogo entre as instituições. “O mundo mudou e temos que expandir nossa visão para novos horizontes. Parabenizo todos vocês que estão aqui hoje dispostos a conhecer as soluções pedagógicas que o SESI tem a oferecer. Com certeza, estarão construindo um novo caminho para suas cidades”, afirmou.
Também estiveram presentes o presidente Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Energia Eletrica e Empresas Prestadoras de Serviço no Setor Privado de Energia Eletrica (SIEEL Cataguases), Ricardo Mattos; o presidente do Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Mobiliário de Ubá (Intersind), Gilberto Coelho; a gerente de Educação Básica do SESI MG, Flávia Márcia Dias Bento; o gerente regional SESI/SENAI Zona da Mata, Humberto Rezende; a analista do Sistema SESI de Ensino, Guilhermina Moreira Jardim, da Editora SESI; a assessora de Educação do SESI, Maria Conceição Caldeira Oliveira; e o gerente do SESI/SENAI Ubá, Cláudio Bellose, entre outras lideranças.
O encontro teve início com a exibição de um vídeo institucional do SESI, seguida de palestras e apresentações técnicas. A analista do Sistema SESI de Ensino, Guilhermina Jardim, falou sobre as soluções educacionais SESI e sobre gestão pública inovadora e eficaz. Na sequência, Flávia Bento, gerente de Educação Básica do SESI MG, apresentou os principais diferenciais da rede educacional da instituição e das soluções educacionais SESI, destacando os resultados concretos dos alunos SESI obtidos nas avaliações externas. Guilhermina ressaltou o compromisso da Rede SESI com a educação infantil. “Temos dados que nos referenciam e qualificam para chegar aos espaços de trabalho dos municípios. A educação infantil, para nós, é compromisso e responsabilidade”, afirmou.
Segundo Flávia Bento, atualmente, a Rede de Educação SESI Minas conta com 46 escolas e cerca de 23 mil alunos, e a meta é chegar a 60 escolas e 50 mil alunos nos próximos anos. “Somos a maior rede privada de educação de Minas Gerais e a maior do Brasil quando consideramos os SESIs de todo o país. Com diretrizes do nosso presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, temos colocado a qualidade no centro das nossas ações. O SESI MG já é reconhecido como o melhor do Brasil”, ressaltou.
O gerente Humberto Rezende destaca que a rede vem crescendo não só em número de escolas e alunos, mas principalmente na qualidade do ensino. “Consequentemente, estamos conquistando melhores resultados nas avaliações externas. Nesse sentindo, a Rede SESI se sente preparada para contribuir com as redes municipais, a fim de que possam potencializar a educação de cada município”, disse.
Entre as soluções oferecidas às redes municipais de ensino, foram destacadas: Consultoria pedagógica com trilha de formação para profissionais da educação; Robótica Educacional; Sistema de Ensino e Material Didático SESI MG; e Orientações para captação de recursos federais destinados à educação.
Após a rodada de apresentações, os participantes puderam tirar dúvidas e debater as propostas apresentadas. O evento foi encerrado com um almoço de confraternização.
O Fórum reforçou a disposição da FIEMG e do SESI MG em atuar de forma parceira e propositiva com os municípios, com foco em transformar a educação básica e preparar novas gerações para os desafios do futuro.
.
Graciele Vianna
Imprensa FIEMG