Empresários ligados ao setor produtivo estiveram nesta terça-feira (26) na sede da FIEMG, em Belo Horizonte, durante reunião do Conselho de Infraestrutura da Federação. Em pauta, o futuro do metrô da capital mineira.
Emir Cadar Filho, presidente do COINFRA, celebrou o avanço das obras de ampliação e melhoria da linha 1 e, principalmente, a criação da linha 2, que contará com sete novas estações. Segundo ele, neste momento, é fundamental preparar e qualificar os fornecedores mineiros de serviços, peças, equipamentos e matéria prima, com o objetivo de suprir as demandas que surgirão para o setor a partir do início das obras, em novembro deste ano. Pensando nisso, a FIEMG já realizou, neste mês, a primeira rodada de negócios do ‘’Projeto Forte e Compre Bem PRO INFRA’’, que reuniu diversos empresários interessados em participar da execução das intervenções.
Guilherme Martins, CEO da Metrô BH, concessionária responsável pela administração do serviço de transporte sobre trilhos da região metropolitana de Belo Horizonte, detalhou o projeto aprovado junto ao Governo de Minas. De acordo com ele, além da revitalização e ampliação da linha já existente e da criação de uma nova linha, está prevista, a partir de 2027, a aquisição de 24 novos trens para compor a frota. Atualmente, o metrô de BH atende mais de 90 mil passageiros por dia.
Outras Pautas
Edson Zacarias, gerente de Desenvolvimento de Negócios Agrícolas da VLI Logística, e Fernando Kunsch, gerente de Relações Institucionais e Governamentais da empresa, detalharam o programa ‘’LabCerrado’’, criado em parceria com a Embrapa para promover o desenvolvimento agrícola sustentável na região do cerrado brasileiro. O projeto visa gerar uma rede de agro inovação por meio de pesquisa, tecnologia e agroempreendedorismo.
Em Minas Gerais, a VLI Logística emprega mais de 4 mil pessoas, direta e indiretamente, e conta com cerca de 17,5 mil vagões em circulação, em quase 3 mil quilômetros de linha férrea.
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Caio Tárcia
Imprensa FIEMG