A Gira é a primeira plataforma de revenda on-line do setor de calçados e bolsas. Ela foi criada para intermediar a venda de insumos excedentes de outras coleções, como couros e aviamentos. A Gira permite que, principalmente pequenas e médias empresas, tenham acesso fácil a matéria prima em quantidades menores e com preços mais competitivos em relação aos fornecedores formais. Além de conscientizar práticas e micropolíticas para geração de menos impacto ambiental, como a economia circular.
“O projeto nasceu depois do levantamento da dificuldade das empresas em manter estoque de matéria prima e insumos de coleções passadas paradas” explica Luiz Barcelos, presidente do Sindicalçados.
Após o desenvolvimento das coleções, a maioria das empresas gera uma grande sobra de matéria prima em seus estoques. Esse material em desuso acaba se degradando, principalmente couro e tecidos, e além de ser um passivo financeiro, pode ser um passivo ambiental, pois geralmente o descarte é inadequado. A venda, quando ocorre, é realizada de maneira informal. Há ainda no mercado a dificuldade de empresas menores para comprar matéria prima em menores quantidades devido ao pedido mínimo dos fornecedores.
Baseado nessa realidade do setor, o SINDICALÇADOS – MG, entidade empresarial que representa as indústrias do setor calçadista em quase toda Minas Gerais, submeteu o projeto da plataforma no edital do FIEMG Competitiva Desafio, lançado pelo IEL MG. A entidade do Sistema S que prepara empresas brasileiras para um ambiente de alta competitividade firmou parceria com o SENAI MG para a elaboração do projeto, já que, além de instituição de ensino,
também presta serviços de consultoria e tecnologia para indústrias, a fim de gerar resultados positivos em seus indicadores.
“Hoje estamos em constante trabalho para que a plataforma aconteça de forma com que os empresários e criativos do ramo consigam ter este espaço digital como uma realidade dentro de suas empresas” finaliza Barcelos.
A Gira é uma plataforma digital, iniciativa do SINDICALÇADOS- MG, realizada por meio do PROGRAMA FIEMG Competitiva do Instituto Evaldo Lodi (IEL MG) e executada pelo setor de Tecnologia e Inovação do SENAI de Belo Horizonte.
Por Renata Alves Comunicação