O Instituto Euvaldo Lodi (IEL) concluiu, nessa quarta-feira (16/7), a 24ª turma do Programa de Desenvolvimento de Conselheiros. O último dia dessa etapa foi marcado por uma série de atividades que deram ênfase à troca de conhecimento e experiência, impulsionando o networking entre os participantes.
A programação foi dividida em dois locais do Sistema FIEMG, no Centro de Treinamento de Desenvolvimento da Indústria 4.0/SENAI, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e no P7 Criativo, prédio no Centro da capital que abriga um hub de economia criativa.
O superintendente regional do IEL em Minas Gerais e presidente da Associação do P7 Criativo, Gustavo Macena, que participou do encerramento da turma, parabenizou os professores que conduziram o curso e os participantes pela iniciativa de investir em desenvolvimento profissional.
Lançado em 2019, o projeto já capacitou mais de 800 profissionais com o objetivo de promover a discussão sobre a efetividade do papel dos conselheiros, aprimorando a prática da gestão eficaz voltada à excelência em governança corporativa. Macena destacou que “a metodologia do programa é voltada para o dia o dia das atribuições de um conselheiro de administração” e reforçou a “importância do feedback dos alunos para que o programa continue sendo aprimorado”.
Uma das palestras do evento foi sobre economia criativa. A gerente de Educação Executiva do Ambiente de Negócios do IEL, Márcia Andrade de Azevedo, explicou que o encerramento do curso no P7 foi pensado, inclusive, para “enfatizar a importância do hub para o desenvolvimento de Centro de Belo Horizonte”.
Conforme Márcia, os nichos da economia criativa estão associados a artes cênicas e visuais, música, literatura, mercado editorial, audiovisual, animação e games. A gestora citou o carnaval de BH, que tomou grandes proporções nos últimos anos, como um exemplo de economia criativa por produzir bens intangíveis e gerar riqueza.
Já o coordenador de Negócios de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do CIT SENAI, Guilherme Pereira, falou sobre a atuação, os projetos, as pesquisas e os cases de sucesso da instituição. No CIT, conforme Pereira, as soluções atendem empresas de pequeno, médio e grande porte para reduzir custos e alavancar negócios.
“As minhas impressões do curso são as melhores. Os conteúdos foram extremamente relevantes e os professores, excelentes. Esse programa é uma ótima opção para aqueles executivos que buscam se qualificar para atuar como conselheiros”, opinou Arthur Bezerra, vice-presidente de operações da MINU, empresa de marketing,
Outro destaque do encerramento da turma do dia foi a apresentação dos trabalhos no formato board case pelos alunos, que se dividiram em quatro grupos. Cada um teve cerca de 15 minutos para mostrar aos professores responsáveis o que eles produziram a partir das disciplinas do curso. O tema que norteou as atividades foi o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho.
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Rafael Passos
Imprensa FIEMG