O Instituto Euvaldo Lodi (IEL) realizou, nessa terça-feira (20/8), a formatura de 53 profissionais de diferentes setores econômicos que participaram do Programa de Desenvolvimento de Conselheiros. Lançado em 2019, o curso já capacitou mais de 700 pessoas, com o objetivo de promover a discussão sobre a efetividade do papel dos conselheiros, aprimorando a prática da gestão eficaz, baseada nos princípios da transparência, equidade e responsabilidade corporativa.
Realizado no formato on-line, evento teve a condução da gerente de Educação Executiva do Ambiente de Negócios do IEL, Márcia de Azevedo, e a participação dos discentes, docentes e de toda equipe do instituto responsável pelo programa. Márcia saudou os participantes e os parabenizou pela conclusão do curso, promovido ao longo de cerca de três meses, a partir de conteúdos práticos e teóricos, visitas técnicas e apresentação de trabalho no modo board case.
Adão Ladeira, que ministrou a disciplina Estratégias de Negociação e Gestão de Conflitos, foi o orador representante dos docentes na formatura. Em seu discurso, Ladeira enalteceu o envolvimento dos participantes com curso, a interação entre eles e a troca de experiência e conhecimento a partir do convívio com os professores.
“Encerramos hoje mais um percurso do Programa de Desenvolvimento de Conselheiros, com consistentes referenciais teóricos e dinâmicas em grupos. Foram debates e reflexões que seguramente contribuíram para a elevação da performance de todos os participantes. Nessa trajetória foi enriquecedor conviver com pessoas comprometidas, engajadas, participativas e de alto nível”, declarou.
Desafios no século XXI
Em um mercado cada vez mais competitivo e dinâmico, a transparência dos negócios é fundamental para a sustentabilidade das empresas e organizações e, nesse aspecto, o profissional que integra conselhos de administração deve estar devidamente preparado para tomar decisões em contextos complexos, avaliando diferentes cenários. Essa constatação é do superintendente regional do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) em Minas Gerais e presidente da Associação do P7 Criativo, Gustavo Macena, que palestrou sobre “Grandes desafios e paradoxos na gestão de conselhos: uma abordagem sobre inovação e governança colaborativa”.
Macena falou ainda sobre os chamados “princípios para conselheiros de administração” e os relacionou à intencionalidade, redes de colaboração, ações coletivas, inovação e criatividade. “Em tempos de inteligência artificial, as pessoas são ainda os principais ativos das organizações”, disse ao se referir sobre a importância do relacionamento humano para o bom funcionamento dos negócios. Além disso, Gustavo Macena disse que alguns princípios devem nortear a conduta dos conselheiros, como a confiança, singularidade, capacidade, investimento e frutificação.
Prática e teoria
Durante o curso, a 20ª turma do Programa de Desenvolvimento de Conselheiros teve um dia de visitas técnicas para conhecer parte da estrutura da FIEMG na região Metropolitana de Belo Horizonte. O grupo foi ao Centro 4.0 do SENAI, em Contagem, P7 Criativo e o Centro de Inovação e Tecnologia do SENAI (CIT SENAI), ambos em BH.
Os discentes apresentaram um trabalho final no formato board case, cujo tema foi a atuação do Conselho de Administração da Vale no caso do rompimento da barragem de Brumadinho, em janeiro de 2019. A apresentação fez parte da avaliação final do curso e marcou a conclusão do programa.
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Rafael Passos
Imprensa FIEMG