Os empresários mineiros iniciaram o ano mais desconfiados com a economia. Em janeiro de 2025, o Índice de Confiança do Empresário Industrial de Minas Gerais (ICEI-MG) registrou 46,6 pontos, sinalizando queda de 1,4 ponto na comparação com dezembro do ano passado, quando o Índice estava em 48 pontos. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (23) pela FIEMG.
De acordo com o levantamento, o recuo do indicador, pelo segundo mês consecutivo, foi influenciado por fatores como a inflação mais elevada, as altas taxas de juros e incertezas na condução da política fiscal. O estudo revelou, ainda, que os industriais mineiros estão mais pessimistas para os próximos seis meses.
Na comparação com janeiro de 2024, o ICEI-MG recuou 6 pontos, atingindo o menor nível para o mês em nove anos. Além disso, o Índice ficou 6,1 pontos abaixo da sua média histórica (52,7 pontos). No âmbito nacional, o ICEI seguiu a mesma tendência de retração, passando de 50,1 pontos em dezembro de 2024 para 49,1 pontos em janeiro de 2025. Valores abaixo de 50 pontos mostram falta de confiança dos empresários, e valores acima de 50 pontos sinalizam confiança.
Clique aqui e confira o estudo na íntegra.
Caio Tárcia
Imprensa FIEMG