No dia 26 de setembro, a Câmara da Indústria Automotiva e Mobilidade da FIEMG conduziu uma reunião, de forma on-line, para discutir conteúdos relevantes para o setor, com foco no objetivo do colegiado que é contribuir para a competitividade e sustentabilidade (ambiental, social e econômica) da cadeia automotiva e de mobilidade.
O presidente Valentino Rizzioli reforçou a importância de trazer pautas atualizadas para discussão no grupo, uma vez que considera o setor automotivo na vanguarda em Minas Gerais. “Assuntos relevantes como o ESG devem ser incluídos no diálogo da indústria. Aquilo que se está investindo hoje em Minas Gerais é bem superior que qualquer lugar no Brasil. Portanto são esses os pontos que temos que colocar no grupo da FIEMG para reforçar e continuar, inclusive, nessa linha de trabalho”, comenta Rizzioli.
Nesse contexto, a pauta da reunião contou com uma apresentação sobre ESG (Ambiental, Social e Governança) realizada pela gerente da área de integridade da FIEMG, Aline Azevedo, com apoio de Fernando Patrus, membro do GT de ESG da FIEMG. Ambos falaram sobre o papel do Comitê ESG formado por representantes de algumas áreas estratégicas da Federação mineira.
Segundo Azevedo, o comitê propõe transformar ações ESG em vantagem competitiva, para geração de valor dos clientes, bem como adotar um modelo de Governança ESG, que indica boas práticas de mercado e ganhos de imagem e reputação. “O objetivo é ter uma agenda genuína significativa que gere valor à indústria”, diz a gerente.
Outra proposta é integrar ações ambientais, sociais e de governança em um nível estratégico e comunicar mais sobre o assunto com o posicionamento estratégico da FIEMG. Para além das apresentações, o encontro conduzido pelo secretário-executivo da Câmara, José Ewerton Bretz, teve como objetivo alinhar definições estratégicas junto aos membros, sempre visando fortalecer as ações focadas neste segmento tão vital para a economia mineira.
Ana Paula Motta
Imprensa FIEMG