O Inova SENAI 2025 marcou presença na programação do Encontro Nacional de Automação (ENA), realizado nos dias 1º e 2 de outubro, no Expominas, em Belo Horizonte. A ação, de abrangência estadual, é parte da Saga SENAI de Inovação e tem como objetivo captar, desenvolver e premiar projetos inovadores criados por alunos das unidades do SENAI-MG, alinhados às necessidades da indústria e do mercado.
Nesta edição, o programa envolveu mais de 11 mil alunos, 535 instrutores, 58 escolas, 200 soluções e contou com a parceria de 150 indústrias. A etapa final trouxe a exposição de 10 projetos selecionados, desenvolvidos a partir de demandas reais apresentadas por empresas parceiras, que resultaram em soluções aplicáveis ao setor produtivo.
De acordo com Natália Pereira Nunes Rosa, analista de projetos educacionais do SENAI, o Inova é o ponto culminante da Saga de Educação da instituição. “O mais importante não é apenas a premiação, mas sim o desenvolvimento do conhecimento e das habilidades dos alunos. Eles passam desde a fase de geração de ideias até a entrega de soluções reais demandadas pelas empresas, o que amplia sua formação e aproxima-os do mercado de trabalho”, afirmou.
A iniciativa também se destaca pelo impacto direto junto às empresas. Para Washington Luiz Aparecido da Silva, analista de projetos industriais, o Inova estreita laços entre educação e setor produtivo. “Estamos solucionando problemas reais da indústria. De um lado, temos alunos mais preparados para o mercado e, do outro, indústrias que passam a enxergar o SENAI como parceiro estratégico, não só na formação de mão de obra, mas também em serviços de consultoria e tecnologia”, ressaltou.
Acesse aqui para ver as fotos dos estandes do Inova SENAI.
Além da visibilidade e das conexões com o setor produtivo, os três melhores projetos foram premiados com troféus e medalhas, simbolizando o encerramento da jornada.
O gerente de Educação Profissional e Tecnologia do SENAI-MG, Ricardo Aloysio e Silva, revelou que ficou impactado com a qualidade dos projetos. “O que eu quero que os alunos entendam é que isso aqui é apenas ‘uma foto’. O mais importante do projeto Inova é ‘o filme’. Porque o que a gente vê apresentado é o protótipo, mas o processo em que todos são inseridos para construí-lo é o mais importante. Trabalhar em equipe, capacidade de solucionar problemas complexos e lidar com a diversidade, são competências que a gente não aprende no curso normal e são elas que as indústrias valorizam”, destacou.
Para Cristiane Vasconcelos Albergaria, gerente da Unidade SENAI Ponte Nova, que conquistou o topo do pódio com o projeto Auto 02, todos os dez expositores foram maravilhosos nos trabalhos que propuseram. “Esse prêmio é a representatividade da nossa importância enquanto educação profissional. E a nossa importância para a indústria. Conhecimento técnico, comportamental – as soft skills – e tudo o que o mercado de trabalho precisa está formado nesse pódio”, disse.
Confira abaixo os 3 primeiros lugares do Inova SENAI 2025:
1º lugar: SENAI Ponte Nova com o projeto Auto 02
2º lugar: SENAI Divinópolis com o projeto Core System
3º lugar – empate: SENAI Barbacena com o projeto Ignitec e SENAI Contagem com o projeto Protected Route
Acesse as fotos da premiação neste link.
Denise Lucas e Ana Paula Motta
Imprensa FIEMG