Projetos e plano de investimentos da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) foram apresentados e debatidos na reunião do Conselho de Infraestrutura da FIEMG, realizada na terça-feira (8/8), na sede da Federação, em Belo Horizonte. Os dados, expostos pelo presidente da empresa, Guilherme Augusto Faria, dizem respeito aos anos de 2023 a 2027
Nesse mesmo período, de acordo com Faria, a Copasa planeja investir R$ 8,1 bilhões no estado, sendo que a média anual de aporte financeiro em saneamento será de cerca de R$ 1,6 milhão. Entre este ano e 2026, os investimentos da empresa aumentará 120%
Conforme ainda com Guilherme Faria, cobertura da rede de água e de esgoto chega a 70% dos municípios mineiros. No caso do primeiro serviço, a empresa atende 99% das cidades, enquanto no segundo, 72%.
Sob a responsabilidade da Copasa, o estado conta com 4,6 mi de ligações de água e 64,8 mil quilômetros de rede de abastecimento que servem a 11,8 mi de habitantes. Em média, o consumo diário é de 1,7 bilhão de litros de água.
Em relação ao esgoto, a empresa dispõe de 3 milhões de ligações e 33 mil quilômetros de rede para 8,5 mi de habitantes. Um bi de litros de esgoto é tratado por dia pela empresa.
Emir Cadar Filho, presidente do conselho, foi quem conduziu a reunião. “Recebemos na FIEMG, o presidente da Copasa, que apresentou um panorama da empresa e o aumento de investimento. no estado”.
Rafael Passos
Imprensa FIEMG