“Fiquei muito feliz com a notícia da vitória. Tentei mostrar no meu desenho que o leite é muito importante para quem é atleta. Tenho certeza que o Neymar toma leite!”, conta João Pedro Ramalho, da Escola SESI General Onésimo Becker de Araújo, um dos vencedores do concurso de Redação e Desenho do Sindicato da Indústria de Laticínios do Estado de Minas Gerais (SILEMG)/Tetra Pak. Como prêmio, João recebeu um cheque no valor de mil reais, um notebook, bolsa térmica com produtos lácteos, certificado e medalha. Sobre o que vai fazer com a premiação em dinheiro, o pequeno de 10 anos conta: “Vou guardar, e quando tiver mais, vou gastar ou investir”, revela, fazendo planos para o futuro.
A iniciativa tem o objetivo de promover o conhecimento sobre o leite, seus derivados e sua importância em uma alimentação saudável e é direcionado aos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Em 2023, a categoria Desenho teve como tema “O esporte pede leite” e a categoria Redação, “A história do leite em Minas Gerais”. “O leite é o primeiro alimento que temos contato. Ele e seus derivados estão presentes em nosso dia a dia e são de suma importância para a sociedade”, disse Guilherme Abrantes, presidente do SILEMG, na abertura da premiação que foi realizada no dia 26 de outubro, na sede da FIEMG, em Belo Horizonte. Abrantes também lembrou que o setor de laticínio está cada vez mais empenhado no melhoramento de seus processos para que os consumidores tenham produtos com mais qualidade ainda.
Para João Tomaz, gerente de Operações do SESI e do SENAI, a iniciativa pode levar aos alunos a terem uma perspectiva quanto a uma carreira na literatura ou nas artes plásticas, “além de promover maior respeito por esses profissionais”. “Também é uma oportunidade dos estudantes conhecerem melhor o setor de laticínios e sua cadeia produtiva”, refletiu.
Quem também esteve presente no evento foi Laila Katina, assessora da presidência da FIEMG, que cumprimentou a plateia que, neste dia, estava repleta de estudantes de todas as idades.“O futuro de nosso país está nas mãos de vocês, crianças e adolescentes. E vocês já começaram bem, ao valorizar a educação, a arte e a literatura”, disse Laila Katina, assessora da presidência da FIEMG, ao cumprimentar a plateia que, neste dia, estava repleta de estudantes de todas as idades.
Já o diretor da Tetra Pak, Fábio Antunes Soares, comentou que uma das missões da empresa é contribuir para o desenvolvimento das pessoas e da sociedade. “O concurso de redação é uma dessas iniciativas”, disse.
Esporte pede leite – Uma das atrações da premiação do concurso de Redação e Desenho SILEMG/Tetra Pak foi Rodrigo Perdigão, técnico da equipe principal de futsal do Minas Tênis Clube. “O leite é fonte de proteína rica em carboidrato, cálcio, vitamina B12, potássio. Desta maneira, é um ótimo elemento para a recuperação muscular dos atletas”, afirmou Perdigão, durante a palestra “Esporte pede leite”.
Com vocês, os vencedores do Redação e Desenho SILEMG/Tetra Pak 2023:
- Categoria Desenho – 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental
Ouro – João Pedro Ramalho, Escola SESI General Onésimo Becker de Araújo
Prata – Júlia Gabriella de Almeida Resende, Escola Semear School, de Contagem
Bronze – Milena Gonçalves Oliveira, Escola SESI Pará de Minas - Categoria Redação – 6º ao 9º do Ensino Fundamental
Ouro – Júlia Magalhães Godinho dos Santos, Colégio CERP, cidade de João Monlevade
Prata – Vitor Carvalho Soares, Escola Dom Bosco, cidade São João Del Rei
Bronze – Liz Izidoro Iemini Aguiar, do Colégio Brilho do Saber, cidade Paraguaçu - Categoria Redação – Ensino Médio
Ouro – Camille Cristina de Paiva, Escola Estadual Padre Lopes, cidade de São João Del Rei
Prata – Júlia Camille Alves Morais, Escola SESI Nova Serrana
Bronze – Rafaelle Rodrigues de Avelar, Escola SENAI Conceição do Mato Dentro
Prêmios
Os estudantes vencedores receberam uma premiação em dinheiro, notebooks, bolsas térmicas com produtos lácteos, certificados e medalhas. O concurso de Redação e Desenho SILEMG/Tetra Pak teve o apoio da Rede SESI de Educação em sua realização.
Denise Lucas
Imprensa FIEMG