O setor têxtil e de confecções do Sul de Minas Gerais inicia uma nova etapa de transformação, que visa fortalecer o mercado de confecções da região, tornando as indústrias locais mais eficientes e competitivas. A 2ª turma do PROCOMPI Malharia Produtiva: Aprimorando Processos e Resultados já está em andamento nas cidades de Jacutinga e Monte Sião (MG), reunindo micro e pequenas empresas da região em uma jornada de aprendizado, competitividade e crescimento.
A iniciativa busca reduzir desperdícios, melhorar a produtividade e a gestão de recursos, além de desenvolver lideranças e disseminar práticas modernas de gestão de pessoas. Também tem como objetivo estimular a inovação e a sustentabilidade, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social da região. Na primeira edição, 93% das empresas foram capacitadas em metodologias de melhoria contínua e houve uma expectativa de crescimento médio de 20% no faturamento das indústrias participantes.
A ação contempla empresas do Circuito das Malhas, que abrange municípios como Albertina, Borda da Mata, Inconfidentes, Jacutinga, Monte Sião, Ouro Fino, Andradas, Poços de Caldas, entre outros. A meta é capacitar diretamente 9 indústrias, com treinamentos coletivos e mentorias individuais.
De acordo com os organizadores, a Malharia Produtiva reforça o papel estratégico do Sul de Minas como um dos principais polos têxteis do país, preparado para enfrentar os desafios da competitividade global e gerar mais desenvolvimento econômico e social para a região.
O projeto é uma realização conjunta da Confederação Nacional da Indústria (CNI), do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Associação Comercial e Empresarial de Janaúba (ACIJA) e Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviço de Monte Sião (ACIMS) tem como foco a capacitação prática de líderes, gestores e equipes de produção, especialmente no uso de máquinas STOLL, SHIMA e SEIKI, que representam a base tecnológica da indústria de malharia local.
Objetivos da nova edição
O programa busca aprimorar processos produtivos com foco em eficiência de máquinas e equipes, reduzir desperdícios e melhorar a gestão de recursos, potencializar a produtividade com base em metodologias de melhoria contínua, fortalecer a liderança e disseminar práticas modernas de gestão de pessoas, e estimular a inovação e a sustentabilidade no setor de vestuário.
Além dos treinamentos coletivos, cada empresa participante receberá atendimento individualizado, para que o conteúdo seja aplicado de forma prática em sua realidade produtiva, assegurando resultados tangíveis no dia a dia.
Continuidade do projeto
A 2ª edição é uma evolução do projeto Malharia Produtiva MG P039, realizado em 2024, que atendeu empresas usuárias de maquinário SHIMA. Agora, o foco se amplia para empresas que operam equipamentos STOLL, garantindo equidade no acesso à capacitação e fortalecendo ainda mais o polo produtivo.
Marina Rigueira
Imprensa FIEMG