O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, se reuniu nesta segunda-feira (19/6) com o presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, e empresários de diferentes setores industriais. O encontro, realizado na sede da Federação, em Belo Horizonte, tratou de assuntos relevantes para o desenvolvimento socioeconômico de Minas Gerais, como energia e mineração, além da melhoria do ambiente de negócios no estado.
“O ministro debateu com a indústria vários temas levantados pelo segmento e outros trazidos por ele para que possamos ter um ambiente mais favorável e o Brasil possa exercer a sua potencialidade”, afirmou Flávio Roscoe, que entregou ao ministro propostas do setor para contrubuir com a pasta, como modernização do segmento elétrico, descarbonização e ampliação das fotnes renováveis de energia.
“A pasta de Minas Energia é um ministério interligado com Minas Gerais e essa sintonia pode proporcionar retorno positivo para o nosso estado”, observou o líder empresarial, ao se referir à inciativa do ministro Silveira de dialogar com representantes da indústria mineira no sentido, sobretudo, de fomentar o dinamismo e a sustentabilidade do segmento.
Para Silveira, desenvolvimento socioeconômico do país e redução da desigualdade estão atrelados à geração de emprego e de renda e, por isso, prosseguiu o ministro, é importante que o governo estabeleça “uma grande parceria com o setor produtivo, seja a indústria ou comércio”.
“É relevante ouvir sugestões do setor produtivo para que a gente possa avançar e trazer resultados nos setores que eu tenho a responsabilidade de dirigir, que o elétrico, de petróleo e gás e mineral. Minas Gerais tem nesses três segmentos um grande protagonismo, mas nós sabemos que há muito ainda que ser feito para eles se desenvolvam de forma compatibilizada com a sustentabilidade, buscando trazer recursos, emprego e desenvolvimento, respeitando a legislação vigente”, acrescentou ministro.
Essenciais para Minas e o Brasil, as matrizes de energia limpa têm sido tratadas de maneira estratégia pelo ministério, conforme Silveira, com a possibilidade de criação de emprego e oportunidade. Nessa direção, o ministro destacou o leilão de lotes de linhas de transmissão energética, previsto para o dia 30 deste mês, na Bolsa de Valores, com previsão de investimento de cerca de R$ 16 bilhões. Conforme Silveira, dos noves lotes que podem ser leiloados, seis passam diretamente ou indiretamente por Minas, o que poder render R$ 9 bi de aporte.
Tanto Silveira quanto Roscoe falaram também sobre a relevância da mineração para a economia mineira e brasileira e o protagonismo do estado nesse contexto, especialmente na prática da atividade de modo sustentável. “Nós precisamos ter muita responsabilidade para que a gente busque o equilíbrio entre o desenvolvimento econômico, que gera emprego e renda, e a sustentabilidade. Não são questões incompatíveis e, por isso, é importante que Minas participe desse debate”, observou o ministro. Flávio Roscoe considera que “o debate sobre mineração sustentável deve ser feito pela sociedade com profundidade, com atenção aos rótulos que muitas vezes prejudica ela mesma”.
Clique aqui e veja mais fotos.
Rafael Passos
Imprensa FIEMG
Assista à coletiva de imprensa do ministro e do presidente da FIEMG, Flávio Roscoe