“Nós estamos passando por situações bem particulares, que trazem inquietação. E é importante termos informações sobre os encaminhamentos que estão sendo tomados e quais impactos em nosso setor” , afirmou Fausto Varela Cançado, presidente do colegiado, na abertura da reunião da Câmara da Indústria de Base Florestal. O encontro foi realizado no dia 30 de novembro na sede da FIEMG, em Belo Horizonte.
A Lei dos Motoristas (nº 13.103/2015) foi um dos temas do Colegiado e foi apresentado por Carolina Monteiro, advogada da FIEMG. A especialista esclareceu que a norma tem o intuito de regulamentar a profissão de motorista do transporte rodoviário e estabelece direitos, deveres e condições de trabalho adequadas para o exercício da função. “Como consequências, podem ocorrer o aumento do valor do frete e de custo, que podem acarretar em inflação, readaptação das empresas para maior controle da jornada”, esclareceu Monteiro.
Também foram apresentadas as atualizações sobre a PL 412/2022, que estabelece o mercado de carbono no Brasil, na Comissão do Meio Ambiente (CMA). O projeto tem a finalidade de definir um limite de emissões de 25 mil toneladas de CO2 por ano.
De acordo com Monicke Arruda, da gerência de Meio Ambiente da FIEMG, Minas Gerais foi o primeiro Estado da América Latina a aderir às metas da campanha Race to Zero, que reúne lideranças globais que buscam zerar as emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2050.
O Comitê de ESG da FIEMG foi apresentado por Aline Faria, gerente de Compliance e Ouvidoria da Federação Mineira. A especialista explicou que o ESG (do inglês: Environmental, Social and Governance) é um conjunto de práticas ambientais, sociais e de governança que norteiam a atuação de uma empresa e seus impactos em busca de uma gestão mais sustentável. “Já oferecemos uma série de soluções para ajudar as empresas a alcançar uma gestão sustentável e se tornar mais competitiva. O intuito agora é ter um instrumento de ESG formado por representantes da comunidade industrial, com o objetivo de direcionar e monitorar as ações da FIEMG relacionadas à Sociedade, Meio Ambiente e Governança”, pontuou.
Outros temas – Durante a reunião da Câmara da Indústria de Base Florestal também tratou dos seguintes assuntos: Partículas Sedimentadas; Porto RM Espírito Santo e Missão Empresarial a China e no Japão.
Denise Lucas
Imprensa FIEMG