O deputado federal Nikolas Ferreira encerrou a edição atual do Imersão Indústria com uma palestra sobre sua trajetória na política. Nascido na Cabana do Pai Tomás, aglomerado localizado na região Oeste de Belo Horizonte, ele foi o parlamentar eleito com o maior número de votos da história do Brasil.
Ao relembrar sua história, Nikolas destacou como ponto fundamental de sua trajetória de sucesso o acesso a uma educação de qualidade e fez questão de mencionar que cursou Ensino Fundamental e Médio nas escolas do SESI e SENAI. “Estudei no SESI 11 anos da minha vida, posso falar que sou filho da FIEMG”, contou, relembrando de alguns professores que marcaram sua trajetória. Em seguida, relatou ter concluído o curso técnico de Design Gráfico no SENAI e a faculdade de Direito em uma universidade privada.
Ainda segundo o deputado federal, desde a conclusão do Ensino Médio ele começou a se aproximar da política. Sempre esteve no meu coração a política, mas não a política como uma questão partidária, e sim a capacidade de influenciar”, disse. Atualmente, o parlamentar é um dos mais influentes nas redes sociais e reúne mais de 21 milhões de seguidores se somadas todas as redes onde está presente.
Aos poucos começou a participar de atos políticos e decidiu se candidatar à Câmara Municipal de Belo Horizonte, sendo o segundo vereador mais votado nas eleições de 2020, e desde então, elegeu a educação como uma de suas bandeiras. Já em 2022, ao se candidatar para a Câmara Federal, atingiu a marca de 1.492.047 votos, e hoje preside a Comissão de Educação da Casa.
“Por mais que tenhamos boas escolas, o Brasil continua com um dos piores índices de educação do mundo. Isso porque a educação no nosso país nunca foi levada ao patamar que merece. Instrumentalizam a educação para um fim e deixamos de lado os métodos que funcionam. Mas, eu digo que é possível uma educação sem doutrinação e com métodos eficazes, que de fato fazem os alunos raciocinarem e terem bons objetivos”, defendeu.
Ele deu como exemplo de doutrinação as críticas aos empresariado e à agropecuária. “Eu já ouvi dizer que todos vocês que estão aqui são grandes vilões, que se você tem uma empresa você é o grande vilão da história e se você empreende no Brasil será colocado aos olhos de muitos alunos, universitários e políticos como vilão. Por que isso acontece? Porque há de fato no nosso país uma construção e um planejamento para que quem produz e é a locomotiva do nosso país seja considerado o mau da história. Quantas vezes já ouvi dizer que o agro é ruim, quando, na verdade, ele produz 1 ou 2 dos 5 pratos do mundo”, disse.
O Imersão Indústria é realizado pela FIEMG, pelo SESI e pelo SENAI, com patrocínio máster da Gerdau, Vale, Gasmig, Cemig, Codemge, CNI e ArcelorMittal. O patrocínio ouro é da Herculano Mineração, Sicoob Credfiemg e Sicoob Credminas, Barbosa Mello e Caixa Econômica Federal. O patrocínio prata é da Bemisa, Localiza Gestão de Frotas, Vallourec e Iveco Group. O apoio máster é do Sebrae e apoio da RMMG, Mason Holdings, JMendes, Pfizer, (Re)energisa, Una, IEL e CIEMG.
Thaís Mota
Imprensa FIEMG