Em mundo cada vez mais ansioso, conectado, complexo e instantâneo, o olhar atento e a escuta ativa são pilares fundamentais na relação do lojista com os clientes. Esse ponto vista é da publicitária e fundadora da agência de marketing “Mais que isso”, Patrícia Rodrigues, que falou sobre o tema em uma palestra nessa quarta-feira (17/4), no Minas Trend, realizado em Belo Horizonte.
Há 25 anos atuando no varejo, Patrícia Rodrigues entende como fundamental que marcas trabalhem e reflitam sobre o propósito delas no mercado, porém o consumidor deve estar no centro desse processo. O cliente, prosseguiu ela, ainda valoriza o bem-estar em jornadas nas quais a experiência tem valor semelhante ao do produto em si. “Descobertas, inspiração, atendimento e emoção ao visitar uma loja física. Esse conjunto pode ser um diferencial para empresário”, observou.
De acordo com a palestrante, a pandemia de covid-19 afetou profundamente o modo de vender e comprar roupas e as redes sociais assumiram uma função preponderante nessa lógica, especialmente na migração de lojas físicas para o mundo virtual. Patrícia considera que esse movimento não tem volta e o lojista precisa se adaptar a ele.
“Eu não sou todo mundo”, frase que ecoa na internet, foi dita pela palestrante para afirmar que, mesmo em um mundo de conexões, tendências e influências, há consumidores que querem ser vistos pelo mercado e acessar produtos personalizados.
Além da atenção com quem compra, o lojista precisa voltar os olhares para os colaboradores, construindo um ambiente de trabalho no qual eles se sintam à vontade e confortáveis. “Não existe resultado sustentável sem cuidar de quem trabalha com a gente”, completou.
Esta edição do Minas Trend é uma realização do SESI, do SENAI e da FIEMG, com apoio máster do Sebrae Minas, patrocínio da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH), da Codemge, do Senac (Sistema Fecomércio) e da Bling e conta com apoio do Jornal Estado de Minas, UNA, IEL-MG e Consulado da Itália.
Rafael Passos
Imprensa FIEMG