A pesquisa ‘’Sondagem Industrial’’ divulgada nesta segunda-feira (2) pela FIEMG revela que a produção em Minas Gerais avançou em agosto. O resultado foi influenciado pelo maior número de dias úteis no mês se comparado com julho.
O índice que mede a evolução da produção do setor industrial registrou 52,3 pontos. Vale ressaltar que esse resultado foi o primeiro, em três meses, a ficar acima da fronteira dos 50 pontos – limite entre queda e crescimento. Contudo, na comparação com agosto de 2022, o índice caiu 1,3 ponto, sendo o mais baixo para o mês em quatro anos.
Ainda de acordo com o levantamento, o número de empregados ficou próximo à estabilidade em agosto. Nesse período, os estoques de produtos finais recuaram e ficaram bem próximos dos níveis planejados pelas indústrias.
No que se refere às expectativas, o otimismo dos empresários com relação à demanda, à compra de matérias primas e ao emprego nos próximos seis meses permaneceu, mas foi o menos intenso em quatro meses. As intenções de investimento diminuíram e foram as mais baixas para setembro em três anos.
Clique aqui e confira o estudo na íntegra.
Caio Tárcia
Imprensa FIEMG