A gestão eficiente da água é essencial para a competitividade e a sustentabilidade do setor produtivo. Esse foi o foco do painel “Avanços na gestão de recursos hídricos no âmbito de Minas Gerais”, realizado no segundo dia do Imersão Indústria, em 17 de outubro, no BH Shopping. O debate contou com a mediação de Patrícia Sena, coordenadora de Meio Ambiente da FIEMG, e a participação de Jeane Dantas Carvalho, gerente de Regulação de Uso de Recursos Hídricos do Igam, e Márcio Araújo Silva, coordenador de Apoio à Implementação da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).
Durante o painel, Jeane Dantas apresentou os avanços do Igam na modernização da gestão hídrica, com destaque para inovação, desburocratização e sustentabilidade. O tempo médio de análise de outorgas foi reduzido de 2.916 dias em 2018 para 100 dias, com meta de 90 dias até 2025. Também houve uma redução de 88% no passivo de processos pendentes, reflexo da digitalização dos sistemas e da criação de ferramentas como o SOUT, que automatiza análises e garante transparência, e o MIRA, sistema de monitoramento remoto e telemétrico da água em tempo real.
A gestora também destacou o SGBH, que facilita consultas e notificações sobre o uso da água, e o Plano Mineiro de Segurança Hídrica (PMSH), que integra ações de conservação ambiental, reúso e governança participativa. “Essas ferramentas colocam Minas Gerais na vanguarda da gestão inteligente e sustentável da água”, afirmou Jeane.
Representando a ANA, Márcio Araújo Silva apresentou o Plano Nacional de Recursos Hídricos 2022–2040 (PNRH), que busca fortalecer a governança do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH). O plano tem como eixos o fortalecimento institucional, a melhoria dos instrumentos de gestão, o equilíbrio quali-quantitativo da água e a integração com políticas setoriais.
O debate reforçou a importância da cooperação entre poder público e setor produtivo na construção de soluções sustentáveis e inovadoras para o uso racional da água, elemento essencial para o futuro da indústria e do desenvolvimento econômico de Minas Gerais.
A 7ª edição do Imersão Indústria é uma realização do SESI, SENAI, IEL e FIEMG. Conta com patrocínio máster da Vale e do Sicoob, apoio máster do Sebrae, patrocínio ouro de ArcelorMittal, Energisa, Herculano Mineração, Samarco e Usiminas; e patrocínio prata de AngloGold Ashanti, Construtora Barbosa Mello, Bemisa, Copasa, Grupo Avante, J. Mendes, Kinross, ManpowerGroup e RHI Magnesita, além de apoio da UNA, Rede Minas e Rádio Inconfidência, por meio da Empresa Mineira de Comunicação.
Denise Lucas
Imprensa FIEMG