Atualmente a China é o principal parceiro comercial do Brasil, sendo que a corrente de comércio registrou US$ 150 bilhões em 2022. O resultado do comércio da segunda potência econômica mundial foi incrementado pelo grande volume de importações de insumos básicos pela China, principalmente de minério de ferro, soja e petróleo.
“A China participou com 26,8% das exportações totais do Brasil e 22,3% das importações. De outro lado, o Brasil responde por 4% das importações totais da China, sendo o décimo maior fornecedor, respondendo por 1,7% das exportações”, explica Alexandre Brito, do Centro Internacional de Negócios (CIN) da FIEMG , reforçando que o nosso país é um relevante importador de máquinas e aparelhos elétricos, produtos químicos orgânicos, máquinas e equipamentos, fertilizantes e outros produtos químicos.
Segundo Brito, Minas Gerais mantém uma corrente de comércio de quase US$ 20 bilhões e superávit comercial de US$ 9,5 bilhões. “Minas é o principal estado exportador para a China, com quase 36% de tudo que o Brasil vende para aquele mercado. Esta relação vem se consolidando nas duas últimas décadas, sobretudo pela intensificação das compras chinesas de minérios e soja”, afirma.
Dentre os produtos exportados pelo estado destacam-se minério de ferro, soja, carne bovina, ferro ligas, outros minérios, açúcar, celulose, cobre, carne de aves e ferro gusa. Estes produtos somados representam 97,3% de todas as exportações. E os produtos apresentam potencial de expansão de vendas, assim como minérios de alumínio, manganês, lítio, milho, algodão, manganês, entre outros. Já entre os produtos importados estão eletroeletrônicos, carvão, máquinas e produtos químicos.“As relações econômicas entre Minas e China não se limitam ao comércio externo. Os investimentos chineses expandiram no Brasil e, em particular no estado, com a instalação de empresas nos setores de máquinas e equipamentos, eletroeletrônicos e energia”, reflete Brito, reforçando que, para estreitar ainda mais essas relações, será realizada, entre 02 e 12 de novembro, a Missão à China.
A comitiva, que é composta por aproximadamente 180 participantes e tem como objetivo promover negócios e investimentos, fortalecendo as relações bilaterais entre MG e a China, será capitaneada pela FIEMG. O patrocínio master da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (CODEMGE), Vale, Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), J.Mendes e Gerdau, parceria da Arcelormittal e Samarco e apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e do Conselho Empresarial Brasil China (CEBC).
Durante a Missão à China, além das agendas de negócios que incluem visita à feira CIIE, o Brasil China Business Fórum e visitas às grandes empresas e centros de inovação e tecnologia, estão programadas visitas para atração de investimentos nas cidades de Nanjing, Xuzhou, Pequim e Xangai.
Denise Lucas
Imprensa FIEMG